Geral

Donos de postos são convidados a discutir a saúde do trabalhador

Published

em

Foto: Bega Godóy

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Lages, em parceria com o Cerest Estadual, promove reunião pública com objetivo de discutir questões referentes à saúde dos trabalhadores dos postos de revenda de combustíveis. O evento será realizado na terça-feira (27), às 14 horas, na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), no anfiteatro 1, bloco 1.  De acordo com a gerente do Cerest Lages, Fabiana Medeiros Branco, foram enviados 93 convites a proprietários e representantes de postos de combustíveis da região da Amures. 

“Outra meta do encontro é, junto aos presentes, fazer os encaminhamentos necessários ao tema a partir desta data”, acrescenta Fabiana ao destacar que as discussões têm como finalidade beneficiar tanto os donos de postos como os funcionários. “Levantar o que está dando certo e o que pode ser melhorado”, argumenta.

A gerente explica ainda que se os donos de postos de combustíveis ou representantes não comparecerem, o chamado será oficializado pelo Cerest estadual. Isso porque há a necessidade deles mostrarem o auto de inspeção e o checklist, para que se implante o que ainda não estão cumprindo, por exemplo e depois disso pensar nas ações futuras. “Convidamos todos os setores para tornar a reunião democrática”, resume.

O convite foi estendido ao procurador do Ministério Público do Trabalho da Região de Lages,  Sindicato dos Empregados nos Postos de Combustíveis de Lages e Região; Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Santa Catarina; procurador do Trabalho em Lages, Jaime Roque Perottoni; coordenador da Procuradoria no Município de Criciúma e gerente do Projeto Nacional Câncer Ocupacional, Bruno Martins Mano Teixeira;  Secretaria Municipal da Saúde; prefeito de Lages, Antonio Ceron, e o vice Juliano Polese. 

Atividade é regida pela NR 20

A NR-20 é certamente uma das mais importantes norma regulamentadora já estabelecida. Esta Norma trata dos cuidados com os líquidos combustíveis e inflamáveis. Outro fator preocupante envolvendo estes produtos é o grande número de acidentes, no País, pelo mau uso dos mesmos.

Devido a esta situação a NR-20 foi revisada e teve alterações significativas passando a chamar Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis. Essas mudanças visam compreender melhor as diretrizes básicas para a gestão dos inflamáveis e combustíveis.

Estes produtos são provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação dos inflamáveis e combustíveis. As alterações na norma trouxeram mais benefícios para os postos de combustíveis. A boa aplicação da NR-20 evita acidentes e garante a saúde e segurança para todos os envolvidos.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com