Geral
Do abrigo de Lages para as passarelas de SC e Brasil
Olhos castanhos, cabelos enrolados, corpo escultural, sorriso cativante, 1,70 metro de altura e 62 quilos. O porte é de uma menina de 12 anos, mas parece de uma modelo profissional. O sonho de ser modelo era tido como algo fantasioso, distante de ser realizado.
A profissão difícil de ser alcançada, mas sonhada por muitas garotas, era tida como inatingível por Gisele (nome fictício). Isso porque, ela, mora em um dos abrigos de Lages, onde crianças e adolescentes ficam quando não possuem mais uma família para os acolher. Por isso, para preservar sua imagem, não mostraremos seu rosto e nem divulgaremos seu nome verdadeiro.
Quando foi morar no abrigo, ela engavetou seus sonhos e não imaginou que um dia iria conquistá-los. Ledo engano. Além de já ter desfiles agendados a nível estadual e nacional, Gisele será adotada pela família que a apadrinhou. Com os olhos emocionados, ela diz que tudo o que conquistou foi graças a Denise Anselmo.
Ela não deixa de ter razão. O sonho de ser modelo virou realidade, enquanto elas passeavam no litoral do Estado. Uma agenciadora a viu e foi falar com Denise. Para não criar falsas expectativas em Gisele, ela guardou segredo até checar se a agência de modelos era séria e se sua filha do coração poderia ter o direito de sair do abrigo para desfilar.
Quando soube da notícia que seu sonho de virar modelo se tornaria realidade, ela ficou muito feliz. Gisele já conquistou um título importante em Lages e representará o município a nível estadual.
Seu primeiro compromisso será em Joinville, onde participará de um desfile de rua no aniversário do município. Em julho, haverá uma coroação oficial e em outubro, acontecerá uma etapa estadual. Já em novembro, a etapa será a nível nacional, onde concorrerá com 10 meninas.
Ela quer seguir carreira
Animada, Gisele pretende seguir carreira de modelo, ao mesmo tempo, em que estuda. Ela conta que suas amigas do abrigo estão felizes com a notícia. “Acho que eu virar modelo, incentiva outras meninas a não desistirem dos seus sonhos”. Ela possui irmãos que moram com a família biológica e diz que pretende um dia encontrá-los para contar que virou modelo.
Para Denise, como as crianças do abrigo ficam isoladas da sociedade, conquistar um sonho é a prova de que todos podem alcançar suas metas e esquecer o abandono que sofreram. “Ela conseguiu ser modelo com sua beleza, mas já faz natação, joga futebol, luta taekwondo, e, ganhou o título de melhor aluna da sala no ano passado. Tudo isso, porque foi apadrinhada e teve oportunidade de se destacar, conquistando autoestima”.
Bullying
Gisele conta que seus cabelos encaracolados foram alvo de piadas na escola e. No início ela ficou bem chateada e até brigou com um menino que lhe chamava por um apelido. “Ele até me bateu. Agora levo na brincadeira, e aí pararam de falar. Sobre minha altura, me incomodaram um pouco, mas aí pararam”.