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Dnit se recusa a dar mais prazo para governo
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não aceitou prorrogar o convênio com o Governo do Estado para terminar de construir o acesso ao Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto, na BR-116. A informação é da superintendente da Infraero no aeroporto, Márcia Aparecida. “Não é isso que vai prejudicar o andamento dos papéis para a homologação, não afeta em nada a segurança”.
Em 2018, a concessionária da BR-116, Autopista Planalto Sul, informou que o pavimento executado no acesso ao aeroporto, não atendeu a alguns parâmetros, sendo necessária a execução de uma sobrecapa de asfalto. Diante disso, a assessoria de imprensa da Autopista informa que foram realizadas reuniões com os envolvidos e que aguarda a solução do problema. Sem a sobrecapa, o asfalto dura menos, e é a Autopista que será responsável pela manutenção.
Segundo informações extraoficiais, o governo estadual terá de devolver ao Governo Federal, o resíduo contratual de aproximadamente R$ 301 mil. O objetivo é que o Estado pague com recursos próprios o que falta para complementar o trevo e encerrar a obra. Porém essas informações não foram esclarecidas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, até o fechamento desta edição.
Obra enrolada
A construção do Aeroporto Regional, considerado estratégico para o desenvolvimento regional, se arrasta há 15 anos. Os investimentos já superam R$ 40 milhões, com recursos da União e do Governo do Estado. Nos últimos anos, o Governo do Estado bancou a finalização das obras e a compra dos equipamentos necessários para que o local entre em operação.
Para facilitar os trâmites, convênio foi assinado com a Infraero que passou a responder pela administração do local. Além de encaminhar a homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), a Infraero também está responsável por ocupar o espaço físico, limpeza e manutenção do empreendimento.
A estrutura fica às margens da BR-116, entre Lages e Correia Pinto. A Infraero já fez contato com empresas aéreas para operarem no aeroporto, já que o local está praticamente pronto para receber voos.
Claudio Lemes Louzada
15/02/2019 at 15:13
Esse seria um aeroporto estratégico para Lages e todas as cidades do entorno. Lamentável que após anos e muitos milhões gastos, a infraestrutura realizada é dos anos 1950. Infelizmente quando acontecer a inauguração será mais um aeroporto capenga. Devo alertar nossas autoridades do município que há 5 anos a frota de turboélices de 70 lugares era de 54 unidades, hoje é de 32 aeronaves. O turboélice não é prioridade para nenhuma empresa aérea. As congêneres estão novamente renovando a frota para aeronaves regionais a jato Airbus A220 e Embraer E195-E2 de 135 lugares e jatos de 180 passageiros Airbus A320-NEO e Boeing B737-MAX. Terá o aeroporto em Correia Pinto condições operacionais de receber essas novas aeronaves? Não!!! Saudações,
Claudio Lemes Louzada, 62
Consultor Sênior de Rotas, Logística & Modal Aéreo
São Paulo – SP
Cleiton Silva Dutra
15/02/2019 at 12:09
A mais um elefante branco p nossos impostos…q tipo d avião vai pousar la? Q frequência tera? Naquele trecho no inverno a cerração e vento sao constantes…duvido sair do papel assim como dúvido q a Ponte Hercílio Luz seja concluída antes q as outras 2 caiam kkķkk