Geral
Diretran faz campanha de conscientização quanto ao uso correto de ciclovia na Duque de Caxias
Estrategicamente, a Diretoria de Trânsito (Diretran) optou pelo horário de final da tarde de quinta-feira (13), após o horário comercial dos lageanos, para dar início a uma campanha de conscientização da população sobre a utilização da ciclovia localizada centralmente na Avenida Duque de Caxias, entre o cruzamento com a Rua Correia Pinto e a marginal da BR-282, no viaduto.
Pedestres que estavam praticando caminhada e corrida foram abordados e receberam orientações. A mobilização consiste em sensibilizar e explicar aos cidadãos sobre a pertinência de ciclovias e demais espaços públicos. A atividade de educação de trânsito na ciclovia acontecerá entre 18h e 21h até o dia 21 de dezembro.
Panfletos foram entregues e serão colocadas quatro faixas nos postes da ciclovia para que sejam abrangidas também as pessoas que passarem pelo local em outros horários, e automaticamente estarão alertadas.
No material de divulgação estão as seguintes inscrições: “Ciclovia não é pista de Cooper. Pedestre, utilize de forma consciente os espaços públicos. As ciclovias e ciclofaixas destinam-se à circulação de bicicletas. A calçada é o local adequado para que você realize suas caminhadas e corridas diárias. Seja você a mudança no trânsito.”
O agente de autoridade de trânsito, Luis Ricardo Lehmkuhl, esclarece que em 2019 as operações terão continuidade com períodos de intervalo. “Resolvemos fazer esta campanha por perceber o número elevado de pedestres na ciclovia, o que pode ocasionar acidentes tanto envolvendo os próprios pedestres, quanto ciclistas e até veículos. É pura questão de segurança viária coletiva”, explica Lehmkuhl.
Há três tipos de ciclovia, cada uma caracterizada pelo tipo de tráfego. No compartilhado, os automóveis e bicicletas circulam livremente entre as faixas. Na ciclofaixa existe uma faixa específica para o tráfego de bicicletas, porém o trânsito é integrado, há somente um separador.
Na ciclovia, a bicicleta possui uma área totalmente separada e independente do trânsito de veículos, pode ser em um ou em dois sentidos. Os parâmetros para a construção da infraestrutura da ciclovia são estudo da rede viária e monitoramento dos cruzamentos, além de tipo de piso ideal para circulação e da rota.
Fonte: Prefeitura de Lages
MONICA MACHADO
27/02/2020 at 16:55
Na minha cidade tem lugares exclusivos para pedestre caminhar e correr e mesmo assim ficam na ciclovia. O que falta é conscientização sim, mais panfletos, mais avisos, quem sabe entra na cabeça das pessoas.
Daniele
14/12/2018 at 21:19
Se querem que pedestres que respeitem a ciclovia, criem uma pista de corrida e caminhada para população. Uma não, VÁRIAS, em muitos bairros da cidade. Incentivo 0 a atividade física, qualidade de vida. Perdem tempo com panfletos e não investem onde precisa. Lages sendo Lages.