Esportes
Direção do Kart volta atrás e anuncia prova neste fim de semana
Mês passado, a direção do Kart Clube de Lages ainda tinha dúvidas se iria manter o calendário de competições. A alegação era a viabilidade econômica da prova, pois para não haver prejuízo para a organização e pilotos, o grid teria que ter ao menos 30 karts. Com números insuficientes houve até cancelamento de provas.
Além disso, havia a reclamação dos preços da carteirinha de pilotos exigida pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) no valor de R$ 700,00. E a opção foi promover provas festivas, que não exigem a carteirinha. A última prova aconteceu em março e agora até um Sulbrasileiro Five Speed está programado para dezembro.
Resolvido o clima de desânimo e com um acordo do custo acessível aos participantes, as atenções se voltam para este fim de semana (1º e 2) que promete ser frenético no Kart Clube de Lages. Lá acontecerá a 1ª Copa Amigos do Kart Lages e 2ª Etapa Zanoello de Kart. Na pista, pilotos das categorias: PGK (Piloto Graduado de Kart), PSK (Piloto Sênior de Kart), PSS (Piloto Super Sênior), SF-4, F-4 Livre, Five Speed 175 Kg, Five Speed 190 Kg.
A organização espera a participação de 50 pilotos de Lages, de outras cidades de Santa Catarina, e do estado do Rio Grande do Sul. A intenção é que a prova fique para a história do kartismo lageano pelo volume de kartistas. “Com um custo baixo a expectativa é trazer o maior número de pilotos, isso sem comprometer a segurança do evento e pilotos”, explica um dos membros da diretoria, Renato Dambroz.
Segundo ele, o traçado da pista é o atrativo. Com seus 1.060 metros de extensão e 8 de largura, o local está habilitado, inclusive para receber provas nacionais. Renato conta que está alinhando para metade do ano uma prova de Endurance 3 horas de kart. Em julho está programado a etapa da categoria “Moto Kart”, com motos de 300 cc. “O grupo de Curitiba estará realizando curso de pilotagem nos dias 15 e 16 de junho”, alerta o dirigente.
Renato está animado e garante que haverá mais três etapas até o final do ano das copas . “Com certeza, cada vez mais teremos grids cheios”, afirma o presidente Rui de Oliveira, ao frisar que o trabalho é para fortalecer o esporte na cidade e no Estado. A entrada é franca no kartódromo e há espaço confortável para o público para acompanhar os pegas. O Kartódromo está localizado na saída para São Joaquim, antes da Ambev.