Esportes
Diana quer ginásio lotado no jogo de sábado
As Leoas da Serra voltam à quadra, no sábado (28), às 20h, pelo primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil. O confronto será contra as Minas de Brasília, e para fazer um bom resultado, a equipe espera contar com a presença de um bom público no ginásio Jones Minosso.
O jogo de volta será no dia 12 de outubro, em Brasília. A capitã Diana diz que o apoio da torcida faz toda a diferença. “O time adversário sente um pouco da pressão, os torcedores lageanos jogam junto com a gente dentro de quadra. No começo eram mais retraídos, mas no decorrer da nossa trajetória são mais próximos da gente”.
E as Leoas sabem que faz diferença, foram vários os jogos decisivos que a presença maciça da torcida fez o time jogar melhor ainda. “A gente sente quando tem torcida contra, quando a gente joga em casa, com certeza eles [torcedores] acabam intimidando as adversárias”. Para o jogo em casa, contra as Minas, é importante sair com a vitória, para chegar em Brasília com mais tranquilidade. “Às vezes estamos cansadas, mas vem um grito da torcida, ‘vamos’ ‘mais um pouco’, isso incentiva e dá um gás a mais para a gente”.
Diana lembra do jogo contra a principal rival, a equipe de Chapecó, pelos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) de 2017, que sentiu muita emoção ao entrar em quadra. “Entramos em quadra, todo mundo começou a aplaudir e vibrar e quando elas entraram foram vaiadas. Impactou bastante, a gente não esperava tanta gente no ginásio”.
A atleta faz questão de de frisar a importância do respeito às adversárias. “Eu não acho legal [xingamentos], além de atleta tem uma pessoa ali, com sentimento, um humano. Esse tipo de atitude não apoio”, garante.
E as Leoas também sentiram na pele essas agressões, em Cianorte (PR), quando jogaram pela Copa do Brasil, foram muito xingadas. “As pessoas cuspiram, falaram palavrão, chamaram de vagabunda e outras coisas piores”, lamenta.
Para ela, os adultos precisam dar o bom exemplo, porque muitas crianças e adolescentes assistem aos jogos. “Eles se espelham no pai e na mãe, nas atitudes que eles veem”.
Outro motivo de orgulho para as jogadoras é a presença das alunas da escolinha de futsal feminino, porque sentem como um incentivo. “Mostra que elas também podem, se quiserem, fazer a mesma coisa que nós”. Diana dá aula para cerca de 35 meninas no Caic Nossa Senhora dos Prazeres, no Bairro Santa Catarina.
Os ingressos
Valor: R$ 10,00
Locais de venda: Academia Raia 1, Ki Bola do Centro e do Coral, Honolulu e Along.
O jogo
Dia: Sábado
Horário: 20h
Local: Ginásio Jones Minosso, em Lages