Notícias

Detran oferece atendimento online para alguns serviços

Published

em

Foto: Núbia Garcia

Reduzir filas e tempo de espera por atendimento é o objetivo do novo serviço online lançado pelo Governo do Estado. O Detran Digital é uma ferramenta que permite aos cidadãos darem início aos processos de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, obtenção da Permissão Internacional para Dirigir (PID) ou solicitação da segunda via da CNH, sem precisar sair de casa.

De acordo com o Governo do Estado, Santa Catarina recebe 140 mil solicitações de CNH definitiva e segunda via, além da PDI, todos os anos, o que resulta em 280 mil deslocamentos ao órgão (para entrega da documentação e posterior retirada). Com o Detran Digital estes processos poderão ser iniciados online, reduzindo em 50% o número de atendimentos para estes três serviços. Ou seja, os cidadãos precisarão se deslocar ao Detran somente para buscar os documentos prontos.

“Pra quem trabalha aqui dentro, vamos otimizar o serviço, vai reduzir muito os custos que temos hoje com o Detran. E para quem está fora vai facilitar a vida em alguns serviços que a pessoa precisa do Detran”, comenta a diretora do departamento, em Santa Catarina, Sandra Mara Pereira.

O Detran Digital foi elaborado em conjunto entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), e secretarias de Estado de Administração e da Segurança Pública.

O objetivo é que, futuramente, outros serviços sejam adicionados ao portal. De acordo com a Secretaria de Estado da Administração, o objetivo é digitalizar 100% dos serviços até 2022, para que possam ser feitos online. Para usar os serviços do Detran Digital, basta acessar o site do órgão, detran.sc.gov.br.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta