Conecte-se a nós

Notícias

Desmoronamento ainda preocupa moradores da Dom Pedro II

Published

em

Lages, 1º/07/2010, Correio Lageano

 


Para garantir a segurança dos pedestres e veículos que circulam na área da calçada, que cedeu na última sexta-feira (25), na Avenida Dom Pedro II, a Defesa Civil determinou ao proprietário do terreno a construção imediata de um muro de contenção.

 


O proprietário Valdeci Nascimento Souza e a Defesa Civil estão de acordo de que o local necessita urgentemente de uma medida que garanta a segurança da população. Mas isso não foi o suficiente para garantir a construção do muro.

 

O impasse ocorre, porque, segundo a Defesa Civil, o responsável pelo desmoranamento é o proprietário do terreno, que fez escavações no local, inclusive perfurando o encanamento da Semasa.

 

A versão do proprietário é outra. Ele, juntamente com outros moradores, alegam que a calçada já apresentava rachaduras há mais de um ano. “Fiquei preocupado com a situação e iniciei por conta própria o muro de contenção”, explica. Segundo Valdeci, ele chegou a propor à prefeitura uma parceria. “Eu arcaria com o material e com a mão de obra e queria apenas o maquinário emprestado. Infelizmente não tive sucesso”, conta.

 

Enquanto o problema não é resolvido a Defesa Civil determinou que a Secretaria de Obras tampasse o buraco, que tem cinco metros de profundidade, com terra, para evitar quedas. O secretário de Obras, Sérgio Todeschini esclarece que não está envolvido com o problema. “Estamos fazendo tudo aquilo que a Defesa Civil nos determina”, explica.

 

De acordo com o técnico da Defesa Civil, Anibal Antunes Ramos, se durante esta semana, o proprietário não iniciar a construção do muro, a prefeitura deve tomar esta medida e arcar com os custos. “Faremos a obra e o proprietário será incluído no cadastro de dívida ativa da prefeitura”, ressalta. Para o morador Wilmar Pereira, enquanto o muro não for construído a população continua exposta. “Este local tem que ser isolado, porque há outro pedaço ameaçando cair”, diz.

 

 

Prefeitura vai arrumar o terreno

 

 

No final da tarde de ontem, a Secretaria Municipal de Obras de Lages informou que uma equipe já iniciou os trabalhos de recuperação de área de terra que deslizou à margem da avenida Dom Pedro II, no bairro Santa Rita, próximo à Igreja do Navio.

 


A secretaria informou que o deslizamento ocorreu na proporção de meio lote urbano, atingindo parte da calçada (passeio público). O terreno, que fica abaixo do nível da avenida, vinha sendo escavado pelo proprietário.

 


“Agora, a saída básica para o problema é, inicialmente, o aterro. Depois disso, será feita avaliação técnica mais apurada para definição de que tipo de obra é mais indicada”, disse o coordenador da Defesa Civil, Cesário Flores, que vistoriou o local.

 

Foto: Deise Ribeiro

Compartilhe

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais