Geral

Desfile de 7 de Setembro atrai milhares de pessoas em Lages

Published

em

Militares do Batalhão Ferroviário de Lages desfilam na avenida Duque de Caxias - Foto: Adecir Morais

O tradicional desfile de 7 de Setembro, em Lages, reuniu milhares de pessoas na manhã deste sábado (7), na Avenida Duque de Caxias, em Lages. O ato em homenagem à pátria, relembrando a Independência do Brasil, em 1822, teve início às 9 horas e se encerrou por volta das 13h. No total, 29 instituições, entre escolas municipais e estaduais, entidades civis e militares da cidade, desfilaram na avenida. O público lotou as laterais da via para acompanhar a cerimônia.

O Grupo de Escoteiros do Planalto foi o primeiro a se apresentar. Em seguida, desfilaram membros da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), Secretaria Municipal de Saúde, Associação Serrana dos Deficientes Físico, Brigada Quadrangular e Leoas da Serra.

Dentre as instituições de ensino, o ato contou com os desfiles da EEB Frei Nicodemos, Caic Aline Giovana Schimidt, EEB Armando Ramos de Carvalho, EEB Vidal Ramos Júnior, Cedup Industrial de Lages, EEB Ilza Amaral de Oliveira, EMEB Caic Nossa Senhora dos Prazeres, EEB General Pinto Sombra, EMEB Santa Helena, EEB Industrial de Lages e EMEB Professora Fausta Rath.

Representantes do Proerd, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, 1º Batalhão Ferroviário, Samu, Polícia Federal, Polícia Civil, Defesa Civil e Diretran também participaram das comemorações. Encerraram o desfile integrantes do grupo de motociclistas Cavalo de Aço e Associação Serrana de Ciclistas.

O casal Alisson Salomon Atanásio, 27 anos, e Iris Cristina Córdova, 26, que mora no Bairro Guarujá,  em Lages, assistiu ao desfile. Eles estavam com o filho Brayan Pietro Córdova Atanásio, 2. “Viemos para ver minha irmã desfilar e para exercermos o patriotismo e civismo pela nossa pátria”, disse Alisson.

A Secretária de Educação de Lages, Ivana Elena Michaltchuk disse que o 7 de Setembro é uma oportunidade para as pessoas darem “valor à nossa pátria”, exercerem a cidadania e o patriotismo. “Cidadania entendida como o conhecimento das pessoas dos seus direitos e deveres em relação à pátria”, declarou.

Praticamente na mesma linha, o prefeito de Lages, Antonio Ceron destacou que a data serve para a as pessoas refletirem sobre o país. Neste sentido, ele lembrou a frase do estadista norte-americano John Kennedy “em que ele disse: não pergunte o que a pátria pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por seu país. Essa a reflexão que temos de fazer neste dia”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

clique para comentar

Deixe uma resposta