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Desconfiou de erro na leitura da água. Procure a Semasa

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Foto: Bega Godóy

O aumento na fatura da água pegou muito consumidor de surpresa. Alguns perceberam aumento de 300%. A Semasa orienta que procurem o órgão para verificar se houve erro na leitura ou confirmação do gasto. A Semasa também já adianta que a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) sugeriu reajuste de 4,28% já na conta de março.

O diretor administrativo e financeiro da Semasa, Arthur Scur explica que houve aumento também da taxa de lixo, o que deve ter passado despercebido pelo consumidor e alerta sobre essa cobrança que não tem relação com a Semasa. “Apenas emprestamos o nome para a Prefeitura e o arrecadado é repassado para o município”, disse ele, lembrando que o Ministério Público proibiu essa cobranças nos carnês do IPTU. Ele observa que existe uma taxa mínima de consumo de água (10 metros cúbicos) e que a partir disso valor vai subindo.

Arthur também observa que o consumo de água entre dezembro e janeiro foi muito alto na cidade. Tanto que a produção passou para 650 litros por segundo (l/seg). “Agora voltamos a normalidade e produzimos entre 520 a 530 l/seg”, salienta.

Quem desconfiar que a leitura gerada está errada e não condiz com o consumo, a orientação é ir na Semasa para abrir um processo. Por três meses o consumidor não pagará a fatura. Nesse período, a Semasa monitora o consumo e fiscaliza o hidrômetro.  Algumas medidas podem ser tomadas como a troca de hidrômetro, desde que o equipamento esteja livre de adulteração, caso contrário o cliente terá que desembolsar R$145,00 pelo medidor. “São 90 dias para dar uma satisfação ao cliente sobre a média mensal e descobrir o que causou o excesso”, garante.

O morador do Bairro Bela Vista, Robson Alexandre Anadon foi até a Semasa reclamar do valor da fatura da casa da sua mãe. Acostumada a pagar entre R$ 90,00 a R$ 100,00, e mãe viu a conta crescer em mais de 200% pulando para R$ 358,00. Anadon não precisou entrar com pedido. A Semasa reconheceu o erro na leitura e já foi reembolsado em R$270,00. “A fatura deste mês veio zerada pois há havíamos realizado o pagamento”, argumenta.

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