Geral
Defesa Civil cadastra casas atingidas pela chuva
A previsão permanece com a condição de chuva ao decorrer da semana em Lages, e isso preocupa aqueles que sofreram com a forte chuva de domingo (10), quando centenas de casas foram atingidas pela água. Foram 40 bairros e aproximadamente 500 residências atingidas, o que levou o prefeito Antonio Ceron a declarar situação de emergência na cidade.
Conforme a gerente da Defesa Civil, Mayara Rafaeli Lemos, foram aproximadamente 30 casas destelhadas, o restante alagadas. No mesmo dia, a Defesa Civil entregou lonas e fez o resgate aquático de pessoas que estavam ilhadas.
Agora a equipe, juntamente com voluntários, está empenhada na realização do levantamento e cadastramentos das famílias atingidas. Após o decreto de emergência, que foi assinado na segunda-feira (11), o órgão tem apenas 10 dias para enviar a documentação ao Governo Federal e conseguir os recursos para mitigar os efeitos do temporal.
“O Governo tem esse modo burocrático para liberar os recursos. Precisamos fazer esse balanço dos prejuízos da cidade de forma correta, caso contrário não recebemos os recursos,” explica Mayara
Para fazer o cadastramento, os voluntários trabalham das 8h às 12h, e das 14h às 18h, passam nas casas seguindo a relação das ruas atingidas, colhendo os dados de apenas um membro responsável pela residência.
Caso o responsável não esteja em casa no instante em que o voluntário passar, basta ligar na Defesa Cívil (49) 3222-9661 e fazer o cadastramento com seus dados. Deve ter CPF e um comprovante de residência em seu nome. “É apenas uma pessoa responsável pelo lar que vai fazer o cadastramento, assim conseguimos um levantamento correto de casas atingidas. Semana que vem pretendemos encaminhar essa documentação com um balanço dos prejuízos da cidade para o governo.”
Não tem um prazo específico para o governo avaliar esse pedido, e repassar os recursos. “Estamos limpando as ruas e avenidas. Isso podemos resolver. Mas para restabelecer as casas precisamos desse recurso.”
A gerente também explica que nesta época do ano é complicado ter uma previsão exata de chuva, mas a equipe da Defesa Civil, permanece em alerta, e em caso de emergência basta ligar no 199 ou (49) 98406 4037.