Conecte-se a nós

Notícias

Curso de Psicologia promove evento para famílias cuidadoras

Published

em

Os encontros do grupo de apoio acontecem mensalmente e visam à saúde dos cuidadores - Foto: Divulgação

Oferecer suporte para os familiares de idosos debilitados e que precisam de atenção integral, é o objetivo do Grupo de Apoio para Familiares de Idosos com Doenças Crônicas e de Alta Dependência – Doença de Alzheimer e Similares. Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Psicologia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), que presta atendimentos à comunidade há 12 anos.

Visando ao bem-estar e à saúde dos cuidadores, na próxima quinta-feira (22), o grupo promove mais um evento para estes familiares. Intitulado “Tarde de cuidados à família cuidadora”, o evento oportunizará diversas atividades, como dinâmica de acolhimento e integração, atividades de estimulação cognitiva e terapias integrativas e complementares, dentre outros.

“O evento tem o objetivo de resgatar o cuidado de si, de voltar o olhar para si e valorizar o cuidador. Será um evento direcionado para famílias cuidadoras, mas é aberto para quem quiser conhecer o projeto e o grupo. A ideia é que a gente possa desenvolver atividades de interação e valorização”, explica a coordenadora do grupo, Priscila Schneider.

Grupo de apoio

O Grupo de Apoio para Familiares de Idosos com Doenças Crônicas e de Alta Dependência – Doença de Alzheimer e Similares existe desde 2006 e é vinculado a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz). Inicialmente, atendia apenas a familiares de idosos com Mal de Alzheimer, mas com o passar dos anos e observando as necessidades da comunidade local, passou a oferecer atendimentos para familiares cuidadores de idosos com diversas doenças incapacitantes.

O trabalho é feito em reuniões mensais, com encontros voltados para debater situações cotidianas de cuidado ou enfrentamento dos processos de cada doença. “Estudos mostram que o sentido da vida do cuidador acaba se tornado a vida da pessoa que é cuidada. Ele perde muito dos seus objetivos de vida e as metas pessoais ficam para trás. A gente quer que os idosos estejam bem cuidados, mas a partir do suporte dos familiares que também estejam bem estruturados emocionalmente e com a saúde em dia”, completa.

“Tarde de cuidados à família cuidadora”

  • Quando: 22 de novembro (quinta-feira), às 14 horas
  • Onde: Sala de Atendimento de Psicologia – Centro de Ciências da Saúde da Uniplac
  • Inscrições: São gratuitas e podem ser feitas no local, no dia do evento
Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: