Essencial
Cuidados para não exagerar nas ceias de fim de ano
Essa frase “e o que você fez” aterroriza você? Cumpriu o prometido de fazer dieta, ir à academia e parar de se desculpar? Pois é, a maioria fez igual, ou melhor, não fez. Prometer fazer dieta e exercícios físicos passou a ser comum nos pedidos de Natal e Ano Novo. Mas será que é preciso fazer tudo isso? Fazer simpatias que emagrecem e não mudar internamente, de nada adiantará.
Começo o texto com essa real porque muitos fazem isso e eu também fazia, confesso. Mas o verdadeiro motivo do Natal não é pensar no que comer, o que é errado, certo, se vou engordar, quantas calorias tem no pedaço de peru assado com arroz à grega e sobremesa de torta alemã.
O real motivo do Natal e Ano Novo é se auto-conscientizar, perdoar, amar, amar-se e, sim, fazer pequenas metas possíveis para a vida.
Haverá uma diversidade de comidas e bebidas disponíveis quase o dia todo, mas é melhor se controlar, optar por alimentos mais saudáveis e não chegar à festa com muita fome. Quando estamos com fome, atacamos o primeiro alimento e comemos bem mais do que normalmente.
Faça pequenas escolhas como: comer apenas 1 bola de sorvete à tarde, ou beber apenas 1 latinha de cerveja; continuar fazendo exercícios físicos conforme o ambiente (caminhada, corrida, dança, nadar na piscina).
Pode ser feito também as trocas de alimentos, como: salpicão vegano no lugar do tradicional; sorvete de frutas congeladas; refrigerante por suco natural ou água de coco; peixe frito por peixe assado.
Mas atente-se à quantidade, tudo que é em excesso faz mal ao corpo. “Entre o remédio e o veneno, é a dose”.
Tem algum prato da mesa que você ama, mas é muito calórico ou faz mal à saúde? Então, coma um pouco, relaxe, sinta o sabor, mastigue com calma, agradeça esta comida e pronto. Você sentirá um prazer tão grande e não precisará comer de novo, porque este pedaço foi o suficiente.
Sinta o prazer com calma para não se frustrar. O que acontece com nosso cérebro quando estamos decepcionados com nós mesmos é muito triste e preocupante, e é o maior sabotador para não continuar na meta de se alimentar de forma mais saudável.
Geralmente, as festas começam com as entradinhas.
Se você estiver fazendo ou gostar de levar para a festa aqui tem algumas ideias
- Torradinha sem glúten com húmus ou tahine e tomate cereja
- Palitinhos de legumes (intercale entre cenoura, pimentão, pepino, ovo de codorna, azeitona, cebola)
- Guacamole para o pessoal colocar com a torradinha ou pedacinhos de pão sírio
- Bebidas como sucos naturais ou água de coco
Pratos principais
- Peru assado ou frango (tempere com sal, pimenta, cúrcuma, alho, manjericão, tomilho, vinho branco)
- Arroz à grega
- Salpicão vegano (no lugar do frango use grão-de-bico cozido)
- Bastantes folhas verdes para acompanhar tudo
Sobremesa
- Danoninho feito com inhame, morango, castanhas de caju (receita no meu instagram)
- Bolinhos com pasta de amendoim e chocolate
- Sorvete de frutas congeladas
Lembre-se sempre: festas comemorativas são para reunir pessoas, conversar, se divertir e não apenas focar na comida que irá ser servida. Deguste o alimento, sinta cada sabor, sinta o prazer que o alimento te proporciona.
Prepare-se psicologicamente para as festas, não sinta culpa do que irá comer, aproveite cada momento e foque quando estiver comendo. Foque na hora da refeição para não ter o perigo de não perceber o que está no prato e a quantidade que está comendo. Perceba, sinta e saboreie.
Um grande abraço e que você e sua família sejam muito abençoados neste Natal; e um excelente Ano Novo com uma vida nova que virá.
Por Fernanda Andrade, nutricionista (CRN 7821)