Economia e Negócios

Cresce a procura por material escolar

Published

em

Gisele e o filho João Lucas pesquisam antes de comprar o material - Foto: Susana Küster

Os estabelecimentos que vendem material escolar estão com movimento intenso de clientes fazendo pesquisa de preço e comprando o que está na lista das escolas. Janeiro é o mês que antecede a volta às aulas, época que para muitos estabelecimentos é o auge nas vendas. 

Ana Lúcia Córdova de Oliveira foi comprar o material escolar para a filha, mas costuma fazer pesquisa antes de escolher o que vai levar. “Estou achando caro, a escola pede muita coisa, aí estou pesquisando mais. Compro sortido, opto pelo mais barato. 

Gisele Alexsandra Ribeiro também dá uma boa caminhada antes de escolher o lugar que vai comprar material para o filho, João Lucas, 10 anos. “No mínimo, pesquiso em três lugares e o que dá para aproveitar de um ano para outro é usado, não compro tudo novo, afinal não dá para desperdiçar.” Ela acredita que vai gastar cerca de R$ 200. O filho está na 5ª série e ela diz que é grande a quantidade de material solicitado na lista.

A expectativa da Loja Narciso, onde os materiais escolares estão entre os principais produtos, um crescimento de 45% nas vendas em relação a outros itens. O movimento por esses itens, geralmente, começa no dia 6 de janeiro e segue até o fim do mês de fevereiro. Foi preciso até contratar segurança para ficar na porta do estabelecimento com o objetivo de controlar melhor a entrada e a saída de clientes.

O empresário Mário Leal Narciso acredita que a média de consumo por cliente deve variar entre R$ 150 e R$ 400. O valor muda muito, devido à quantidade e à qualidade do material escolhidas. Para quem tem filhos no ensino fundamental, o gasto é bem maior do que quem estuda no ensino médio.

Não foi preciso contratar ninguém para reforçar a equipe de atendimento da loja, porém, o empresário diz que ninguém ganha férias neste período. “Para nós, essa época é como se fosse o Natal. É o nosso melhor movimento. Depois dessa data, aumenta o fluxo de clientes na Páscoa, Dia dos Namorados e Dia das Mães, já que vendemos muito artesanato.”

 

clique para comentar

Deixe uma resposta