Geral
Cras realiza atividades para abordar importância da convivência familiar
Na noite de quarta-feira (9), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras VIII) do Bairro São Pedro/Gralha Azul proporcionou um momento especial para as famílias acompanhadas pelo serviço. Era tal orgulho dos familiares, que não faltou entusiasmo para fazer o registro fotográfico do sorriso das crianças e dos adolescentes, durante as apresentações musicais.
Para a coordenadora do Cras VIII, Josiane de Souza, essa ocasião serviu para celebrar a família. “Um dos caminhos para construir e fortalecer vínculos com os filhos é participando efetivamente da vida deles.
A contação de história Família Macaquinho abordou justamente a importância do investimento emocional dos pais com os filhos. É através do vínculo que ocorre o processo do apego. Com isso a criança se torna um adulto independente, seguro e confiante em si mesmo e no mundo, visto que recebeu o amor necessário”, destaca Josiane.
Com isso, músicas como “Trem-Bala”, de autoria de Ana Vilela, e “Era uma Vez”, de Kell Smith, foram apresentadas para estimular esta reflexão. “A música tem o poder de integração”, comenta Leandro Junior, um dos facilitadores de oficinas da unidade.
“Esse tipo de envolvimento tem mudado o comportamento do meu filho. Além de ampliar o conhecimento e amizades, em casa ele tem sido mais comunicativo”, diz Elisângela Silva, de 45 anos, mãe do Guilherme Borges da Silva, de 10 anos. Também participaram do evento a diretora e coordenadora técnica de Proteção Básica da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Taciani Eloísa Fontana, e Vanessa Freitas, respectivamente.