Geral

Correio Lageano transmitirá duas missas da Semana Santa

Published

em

Celebrações da Semana Santa acontecerão com igrejas vazias, mas serão transmitidas pelas mídias digitais Foto: Fom Conradi/Divulgação

Para driblar o distanciamento físico provocado pela pandemia do novo coronavírus, e manter os fiéis próximos, a Igreja Católica tem utilizado as mídias digitais para transmitir as celebrações religiosas. Nesta Páscoa, em parceria com o Correio Lageano, a Diocese de Lages transmitirá as missas da Ceia do Senhor, que acontece nesta quinta-feira (9), das 19 horas às 20h30; e da Vigília Pascal, a ser realizada no domingo (12).

A transmissão será feita ao vivo, diretamente pela página oficial do Correio Lageano. “Nesse momento da grande pandemia, o que fechou, na verdade, foram os templos, o prédio das igrejas. Mas a igreja, que é povo de Deus, não pode parar. Nós temos que usar todas as alternativas possíveis para que todo o povo possa continuar acompanhando a Semana Santa, esses momentos que são os mais densos, os mais importantes da via cristã”, comenta o bispo da Diocese de Lages, dom Guilherme Werlang.

Ele lembra que, quando a Quaresma iniciou, na Quarta-feira de Cinzas (em 26 de fevereiro), as celebrações ainda eram presenciais. Contudo, devido ao isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, os tradicionais ritos da Semana Santa precisaram ser adaptados.

As celebrações do Domingo de Ramos (5 de abril) já aconteceram com igrejas vazias e foram transmitidas pelas mídias tradicionais e também pelas digitais por diversas paróquias e igrejas mundo afora. “O rádio e a televisão já são de domínio público, mas são formas extraordinárias, que não suprem e não dispensam os cristãos de participar presencialmente das celebrações nas igrejas e templos”, comenta dom Guilherme.

O bispo ressalta que, a pedido do Papa Francisco – o argentino Jorge Mario Bergoglio, as mídias digitais como Facebook tem sido usadas para aproximar os fiéis em tempos de isolamento social. “Assim o povo pode, de suas casas, estar em comunhão e em oração com as Paróquias e com as Dioceses, nas celebrações. Logicamente é diferente estar nas igrejas ou acompanhar pelas redes sociais, mas também tem a vantagem de que o povo, de novo, se encontra para rezar em família, coordenados pela equipe de liturgia das paróquias.”

Para a editora Web do Correio Lageano, Cláudia Pavão, utilizar as mídias digitais do jornal para fazer este intermédio entre as celebrações da Semana Santa e os fiéis, é também uma forma de repensar a funcionalidade do jornalismo em tempos de pandemia. “As pessoas estão todas em suas casas por necessidade, prezando pela sua saúde, mas muitos sentem falta de estarem dentro das igrejas neste período. Com a transmissão, vamos ajudar a diminuir este distanciamento e levar as celebrações para dentro da casa das pessoas”, completa.

 

SERVIÇO

Missas da Semana Santa

Quinta-feira (9), das 19h às 20h30 – Missa da Ceia do Senhor (*transmissão pela página do CL)

Sexta-feira (10), das 15h às 16h30 – Missa da Paixão do Senhor

Sábado (11), das 19h às 21h – Missa da Vigília Pascal (*transmissão pela página do CL)

Domingo (12), das 8h às 9h15 – Missa do Domingo da Ressurreição

*As transmissões acontecerão ao vivo, direto da Catedral Diocesana de Lages, com celebração do Bispo Dom Guilherme

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com