Geral

Conversa com Elas traz palestras de mulheres cientistas

Published

em

A primeira etapa do projeto, realizada em abril, consistiu no plantio de árvores - Foto: Divulgação

Um ciclo com quatro palestras, realizadas apenas por mulheres, vai abordar a atuação delas no campo da ciência. O evento intitulado Conversa com Elas, que acontece nesta quarta-feira (29) no Senai, em Lages, faz parte do Projeto Químicos do Brasil, que visa a despertar o interesse pela Química e ressaltar a importância dessa Ciência e de seus profissionais no desenvolvimento da sociedade.

De acordo com o coordenador local do projeto, Celso Vinicius da Silva, o projeto é uma iniciativa da Universidade Federal do Piauí, desenvolvida em parceria com outras entidades educacionais em todo o país. “Neste ano a tabela periódica que usamos completa 150 anos, é um ano comemorativo, por isso é considerado o ano da química”.

O projeto engloba três ações. Na primeira, realizada no mês passado, a meta era reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Por isso, cada estado participante tinha que plantar o mínimo de 188 árvores (em alusão ao número de elementos da tabela periódica). Em Santa Catarina, que tem atividades nos municípios de Lages, São José do Cerrito, São Joaquim e Tangará, já foram plantadas quase 200 novas mudas. “É a parte do projeto voltada para preservação ambiental e conscientização. Trabalhamos com alunos das séries iniciais e ensino médio juntos”.

Maio é considerado o Mês da Mulher na Ciência, por isso, o ciclo de palestras Conversa com Elas é a segunda etapa do projeto. “É um espaço cujo lugar de fala é das mulheres. As palestrantes vão falar sobre a sua posição na ciência”, comenta Celso.

A terceira etapa, voltada para divulgação da Química junto à comunidade, consiste na realização de experimentos químicos em espaços públicos. Em 18 de junho, quando é celebrado o Dia do Químico, os alunos das escolas participantes estarão nas ruas de suas cidades desenvolvendo pequenos experimentos, como a produção de sabão, perfume e detergente, dentre outros.

“São experimentos que a gente consegue fazer em sala de aula, com material simples, e que é possível fazer na rua, mostrando para a comunidade as diversas formas como a química está inserida no nosso cotidiano”, completa.

clique para comentar

Deixe uma resposta