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Consumidores são fraudados em pagamento de boletos falsos

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Foto: Nathalia Lima/ PML/ Divulgação

Nas duas últimas semanas, o Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Lages tem recebido diversas reclamações referentes à informação de ausência de pagamento em boletos. Consumidores geram um boleto pela Internet e, acreditando estar efetuando o pagamento, quitam o boleto e, após, começam a receber ligações da assessoria de cobrança, pois pagamento está em aberto. Ao verificar a informação no site da instituição financeira, o pagamento realmente não consta.

Em um dos casos averiguados pelo Procon, o cidadão pagava prestações do carro através de um carnê. Sem o carnê em mãos momentaneamente, acessou o site da instituição financeira e recebeu um boleto com características semelhantes ao valor anteriormente pago e assim o fez, imaginando estar quitando corretamente mais uma parcela do financiamento.

“Como começou a receber telefonemas de que o pagamento não havia sido realizado, o cidadão nos trouxe o comprovante de pagamento feito em uma casa lotérica. E para sua surpresa, como beneficiário estava um nome fantasia de pessoa jurídica diferente daquela responsável pela emissão do boleto”, disse o executivo do Procon, Júlio Borba.

Num segundo caso, o consumidor retirou o boleto via Internet, porém, o código de barras não correspondia a empresa, e efetivou o pagamento direcionado a outra instituição. A suspeita é de que o e-mail destas pessoas possivelmente esteja sendo invadido por algum hacker, que obtém as informações do contrato de financiamento e faz a alteração do número correspondente ao código de barras, direcionando o pagamento para outra conta de pessoa jurídica e até pessoa física.

O Procon tem detectado este problema frequentemente e recomenda ao consumidor se certificar de que acessou realmente o site com o qual está em débito, confira a presença do cadeado de segurança na linha de digitação no campo de dados da empresa, e se assegure de não abrir e-mails enviados por bancos sem sua autorização ou solicitação, pois normalmente neste local virtual está o link pelo qual serão acessados os seus dados, fraudando os boletos.

Os empréstimos tentadores

Comum pela Internet, sobretudo pelas redes sociais, a armadilha das propostas para adquirir bens ou quitar dívidas a preços acessíveis e a baixos percentuais de reajustes no capital, consiste na possibilidade de contratar empréstimos a juros menores do que os mais comuns no mercado, a taxas bem convidativas. O consumidor desavisado acessa o site exposto nestas redes sociais e logo recebe a informação de um número de WhatsApp, canal pelo qual é desdobrada a transação.

Por intermédio das conversações, o cliente manifesta o valor pretendido para contratar e os fraudadores informam o valor das parcelas e o número de divisões para pagamentos, e o consumidor acaba efetivando o serviço. Em seguida atende a ligações e responde mensagens para depósito de determinada quantia para pagar custas de cartório e de verificação e baixa de registro de SPC e Serasa, entre outras despesas.

Há um caso em Lages da vítima desembolsou R$ 250 e, desconfiada, procurou o Procon e informou o órgão sobre a cobrança de mais R$ 650 pela empresa criminosa, para prosseguir com a intermediação de crédito.

“Orientamos o cidadão de que não pagasse esses R$ 650 porque se tratava de um golpe. Nunca é demais alertar o consumidor que, sempre ao contratar algum empréstimo, nenhuma instituição bancária existente no país, atuante sob as normas legais, irá solicitar ou exigir pagamento antecipado de qualquer valor. Quando isto ocorrer, estranhe e questione porque é fraude, e procure sempre fazer seu empréstimo em instituições financeiras que possuam lojas físicas, facilitando o acompanhamento do empréstimo e até a possibilidade de, em eventual problema, entrar com queixa junto ao Procon”, resume Júlio Borba.

O Procon está situado na Rua Martinho Nerbass, nº 29, Centro, próximo ao Terminal Urbano. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Contato: 3222-3921. O cliente lesado deve apresentar documentos pessoais e comprobatórios do problema que está lhe causando transtornos e ou prejuízos.

Fonte: Prefeitura de Lages

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