Geral

Consumidores esperam os saldões para comprar produtos de maior valor

Published

em

Foto: Núbia Garcia

Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta semana, aponta que 71% dos consumidores do país esperam por promoções e saldões para comprar produtos de maior valor, como eletrodomésticos, móveis, eletrônicos e automóveis. O levantamento mostra que o hábito de esperar promoções e saldões aumentou em comparação com 2013, quando 64% dos brasileiros diziam esperar essas ocasiões.

Intitulada Retratos da Sociedade Brasileira, a pesquisa retrata o perfil do consumidor e as práticas de consumo referentes ao ano de 2019. O estudo mostra que, quanto menor a renda familiar, maior o hábito de esperar promoções e saldões para adquirir bens de maior valor. Segundo a pesquisa, “enquanto 60% dos brasileiros com renda familiar superior a cinco salários-mínimos esperam essas ocasiões, o percentual chega a 75% entre aqueles com renda familiar de até um salário-mínimo”.

No calendário do comércio nacional estes saldões são bastante tradicionais na Black Friday – realizada sempre na última semana de novembro – e nos saldões e megaliquidações que acontecem no início de janeiro.

Em Lages, muitas lojas aproveitaram as primeiras semanas de janeiro para anunciar grandes ofertas e oferecer produtos com descontos que chegam a 70%. Em uma loja de eletroeletrônicos e móveis do Centro, a liquida de janeiro durou dois dias e foi realizada na semana passada. De acordo com a comerciária Romilde Maria Comim, o estabelecimento ofereceu descontos de até 50% em diversos produtos.

“A gente esperava que as pessoas comprariam mais secadores e ventiladores, por exemplo, mas a maior saída foi de móveis, eletrodomésticos, colchões e camas box”, comenta, ressaltando que, apesar de ter um bom volume de pagamentos feitos com cartões de crédito ou no crediário, a maior parte das vendas – cerca de 30% – foi paga à vista, no dinheiro.

O diretor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de (CDL) Lages, Jhonathan Roberto da Silva, afirma que os produtos com maiores descontos neste período do ano são os da linha branca (geladeira, fogão, micro-ondas, etc.), eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, porém, lembra que as promoções em lojas de vestuário neste período não são tão comuns.

“Por mais que tenha promoções como a Black Friday, no Natal e após o Natal, geralmente, muitas empresas acabam fazendo muitas liquidações no início do ano.”

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com