Notícias

Conferência de Assistência Social acontece em Lages

Published

em

Foto: Divulgação

A assistência social é um direito de todos. Seja daquela família em situação de vulnerabilidade, um morador de rua ou uma criança no abrigo. Em Lages, por exemplo, são oito Centros de Referência em Assistência Social, três Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Centro Pop, abrigos de acolhimento e cadastro do Bolsa Família. 

Para falar sobre esses temas, acontece, nesta quarta-feira (4), no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Uniplac, em Lages, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. Neste ano, o tema é Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social. Ana Batisttella, psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social, explica que a intenção é chamar a atenção sobre a importância da manutenção dos atendimentos, mas sem o financiamento pelo Governo Federal, a permanência dos serviços fica complicada. Atualmente, a Secretaria de Assistência Social possui 42 psicólogas e 62 assistentes sociais. 

Os eventos de conferência têm por atribuição a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Além, também, de colocar à disposição dos cidadãos de Lages a oportunidade de debater essa política pública, e como está o atendimento, como estão os serviços oferecidos. A psicóloga exalta que é uma conquista da população, um direito a assistência e isso é resultado da “ampla participação de uma luta social pelos direitos”. 

Confira a programação

Os eixos de debate estão propostos para o apontamento dos caminhos e das estratégias para o fortalecimento e defesa do SUAS nas diferentes esferas. A programação começa cedo, com o credenciamento às 8h; abertura e regimento interno às 8h30; palestra e vídeo às 9h; café às 9h30; eixos temáticos às 9h40; almoço ao meio-dia; eixos temáticos às 13h30; plenária e eleição dos quatro delegados para a Conferência Estadual (um governamental e três da sociedade civil) às 14h30, e encerramento às 17h.

A Conferência Estadual e a Conferência Nacional Democrática de Assistência Social serão realizadas ainda neste segundo semestre do ano.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta