Geral

Compaixão é foco da Campanha da Fraternidade

Published

em

Foto: Adecir Morais

O amor ao próximo e a compaixão são o foco da Campanha da Fraternidade 2020, anunciada nesta segunda-feira (26), pelo bispo da Diocese de Lages, dom Guilherme Werlang em coletiva à imprensa. Durante a quaresma, as reflexões serão sobre o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. Já o lema será “Viu, sentiu compaixão e cuidou del”.

Dom Guilherme explicou que a campanha tem como objetivo incentivar a prática da compaixão. A recente canonização da Santa Dulce dos Pobres fez parte da escolha do assunto, já que é uma figura considerada inspiração de caridade. A religiosa viveu entre 1914 e 1992, promovendo, desde a adolescência, ações humanitárias que ganharam repercussão pelo mundo.

O bispo fez referência à palavra do livro de Lucas, encontrada em um capítulo da Bíblia. A parábola diz que o bom samaritano interrompeu seu trajeto para cuidar de um homem ferido que encontrou em seu caminho.

Segundo o religioso, é preciso agir como o bom samaritano que ensina que o ser humano deve fazer caridade. “Ele viu, teve compaixão e cuidou do homem ferido. [Acontece que atualmente] perdemos o sentido de compaixão, precisamos nos colocar no lugar do sofredor”, enfatizou.

A Campanha da Fraternidade deste ano também lança um olhar para a questão ambiental, buscando não apenas uma relação fraterna com o ser humano, mas também com a natureza. Segundo ele, é preciso o superar a degradação do ecossistema e a cultura do desperdício. “Hoje, tudo é mercantilizado em busca do lucro a qualquer preço”, resumiu.

A campanha segue durante a quaresma e os cristãos são convidados a colocar em prática o tema proposto em 2020. Durante a coletiva, Werlang adiantou que o tema da campanha do ano que vem será Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com