Economia e Negócios
Comércio registra aumento de 5% nas vendas
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages fez levantamento de como foram as vendas de Natal no comércio da cidade. Foram analisados os números de venda feitos com pagamentos à vista, no cartão de crédito e débito, além das consultas feitas no SPC, que significam o número de vendas efetuadas com carnê. Os dados revelaram que houve aumento de 5% nas compras de Natal, como era esperado pela entidade, em relação ao ano passado.
Para o diretor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, Jonathan Roberto da Silva, o número é positivo. O gasto médio por venda, ele disse que ainda não tem como saber, mas acredita ser maior do que R$ 174,25.
Este número foi o divulgado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), que levantou o consumo do catarinense, analisando empresas associadas com atuação no varejo, nas 20 cidades de maior potencial de consumo no Estado.
Os dados indicaram o crescimento de 4,9% no volume de vendas em Santa Catarina, em relação ao mesmo período de 2018, percentual quase igual ao de Lages, que fechou em 5%.
O setor preferido de quem comprou em Lages para presentear no Natal foi o vestuário. O movimento maior, segundo Silva, foi do dia 20 até a véspera de Natal. “Se compararmos com os números dos anos anteriores e até as vendas do ano que não foram boas, este índice foi muito bom. Desde 2014, no Brasil, o comércio não tinha uma alta nas vendas tão boa como agora, a situação melhorou.”
Ele acredita que este aumento foi devido ao incremento nas finanças da população com a liberação do FGTS, pois as pessoas usaram o dinheiro para quitar dívidas e ficaram com maior poder de consumo no fim de ano. “Diminuiu a inadimplência depois da liberação do FGTS. Isso ficou bem claro. As pessoas podem também ter usado o dinheiro para fazer as compras de Natal.”
Consumidor catarinense está otimista com a economia
Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, o gasto médio de R$ 174,25 por venda e o aumento de 4,9% nas vendas do Estado evidenciam a força do comércio catarinense como um dos mais relevantes do território nacional.
“Outros fatores também foram determinantes para este crescimento, como a liberação dos saques das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o recebimento do décimo-terceiro salário”, pondera.
Segundo o levantamento da FCDL/SC os itens mais procurados foram no segmento de vestuário, calçados, cosméticos, brinquedos e acessórios, com 44% da preferência dos consumidores. As compras com o cartão de crédito foram a escolha de 44% dos entrevistados.
Como análise de cenário, também foi incluído o questionamento sobre expectativas para a economia em 2020, com ampla maioria (86%) apostando em melhorias. “Este resultado satisfatório das vendas no Natal são um grande alento para que o varejista se mantenha otimista sobre o ano que se anuncia”, completa Tauffer.