Geral

Começa o horário de verão

Published

em

A partir da meia-noite deste domingo (4) os brasileiros terão que adiantar os relógios em 1 hora nos estados em que o Horário de Verão é válido. O novo horário vai até dia 17 de fevereiro do ano que vem, data na qual as pessoas terão que atrasar os relógios em 1 hora.

A finalidade da mudança é poupar energia fazendo com que as pessoas aproveitem mais a luz natural durante o horário de pico de consumo energético, entre as 18 e 21 horas, também conhecido como horário de ponta. A medida foi usada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar no ano seguinte, mesmo assim há quem torce o nariz por causa dessa mudança. Uma das queixas é a dificuldade de adaptação somada ao humor alterado e à sonolência diurna.

A dona de casa Joana Pereira se incomoda com a mudança. “Parece que o dia passa mais ligeiro. Se eu tivesse poder o horário de verão não existiria”, disse ela. Seu Daniel que conversava com a senhora Joana no Calçadão replicou rapidinho. Contou que espera pelo novo horário a cada ano. “Clareia mais cedo e fico louco pra levantar, recolher e vender os reciclados”, argumentou.  

Cada um se adapta a sua maneira e para quem se adapta rápido aproveita para fazer atividade ao ar livre, passear e caminhar. O Horário de Verão é um prato cheio também para movimentar a economia, pois as pessoas ficam mais tempo na rua e consequentemente consomem mais, desde bebidas a sorvetes. Quem ganha são os comerciantes sobretudo porque , as vitrines viram tentação, uma vez que as pessoas costumam passar pelo centro da cidade e quase sempre param para olhar o que está exposto. Além disso, durante esse período de verão, na primeira semana  de dezembro começa o Horário de atendimento diferenciado de Natal, o que aumenta o trânsito de pessoas nas ruas.

O corretor de imóveis, Jhon Brian gosta do novo horário e se organiza para aproveitar bem. Para ele, o período é um convite para sair, praticar esporte, tomar sorvete. “O dia rende mais e a disposição também aumenta”, explica.

A artesã Simone de Noronha aprova a adoção do horário pelo Governo Federal. Disse que as pessoas “vivem” um pouco mais quando há sol. Observa que o clima de Lages nem sempre propicia que as pessoas desfrutem dos espaços públicos e o novo horário permite isso. “Favorece as vendas também”, resume.    

Economia de energia

O Governo Federal chegou a avaliar o fim do horário de verão neste ano, depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia indicou que o programa vem perdendo efetividade. A análise mostrou que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia. Porém, o Brasil enfrenta um período de estiagem, com hidrelétricas com níveis de água reduzidos, o que vem obrigando o governo a ligar as termelétricas (de operação mais cara) e até mesmo a importar energia de outros países. Este ano o Horário de Verão começa mais tarde por conta das Eleições 2018.

 

Curiosidades

Atualmente, os estados da região Norte e Nordeste não participam do Horário de Verão. O horário de verão existe atualmente em 30 países. A grande exceção são os países localizados na faixa equatorial, onde não existem variações de estações e o clima mantém-se o mesmo em quase todo o ano.

clique para comentar

Deixe uma resposta