Geral
Com previsão de sol, frio dá uma trégua na Serra Catarinense
O sol deve permanecer durante esta sexta-feira (24) e no fim de semana. No outono, o frio tem sido intenso na região sul, com dias seguidos de baixas temperaturas devido a uma massa de ar polar frio, a qual ocasionou a 15ª geada consecutiva nas áreas altas da Serra Catarinense.
A semana se encerrará com temperaturas um pouco mais elevadas, com manhãs menos geladas e sem temperaturas negativas, registradas por oito vezes no mês de abril.
Segundo a previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia Epagri/Ciram, a previsão para a região serrana é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima prevista é de 26°C.
No sábado (25) e no domingo (26), o sol permanece predominando na Serra Catarinense, com temperaturas mínimas variando de 6°C a 13°C, e a máxima de 26°C.
“O tempo permanece bom, com o predomínio do sol. Infelizmente, em nossa região não há previsão de chuva. Até o final da outra semana não há indicativo de chuva. É importante ressaltar para as pessoas economizarem água e cuidarem com as queimas de campos”, alerta o engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho.
Trimestre com pouca chuva e muito calor em SC
Precipitação: A previsão para o trimestre é de chuva abaixo da média climatológica em Santa Catarina. A chuva tende a ficar mais escassa nos meses de abril e maio, permanecendo no trimestre com as características observadas nos meses anteriores, mal distribuída.
Destaque: eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.
O que se espera do ano
No outono, a chuva diminui em relação aos meses de verão. No trimestre, os maiores volumes de chuva se concentram no Oeste e Meio Oeste.
As frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina, e a média mensal fica em torno de 100 a 130 mm do Meio Oeste ao Litoral e varia de 150 a 170 mm no Oeste e parte do Meio Oeste. Em gera,l as frentes frias passam pelo litoral, e intensificam a instabilidade do Oeste ao Litoral.
De abril a junho ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.
Foto: Tempo
binance konto skapande
01/03/2024 at 00:00
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://www.binance.info/join?ref=T7KCZASX
gate io
26/02/2023 at 20:12
For my thesis, I consulted a lot of information, read your article made me feel a lot, benefited me a lot from it, thank you for your help. Thanks!