Conecte-se a nós

Notícias

CIDH critica execução de 2 réus nos EUA

Published

em

Washington, 21/06/2010, (EFE)
 

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) criticou nesta segunda-feira a execução nos Estados Unidos de David Powell e Ronnie Lee Gardner, dois réus para os quais havia pedido medidas de proteção.

 

Powell foi executado no Texas no dia 15 de junho, com o método da injeção letal, e Gardner por um pelotão de fuzilamento, três dias depois em Utah.

 

A CIDH lamentou em comunicado que "esta não seja a primeira vez que os EUA executam uma pessoa beneficiada de medidas cautelares".

 

A Comissão havia pedido aos EUA a aplicação de todas as medidas cautelares solicitadas, e o "respeito às suas obrigações internacionais em matéria de direitos humanos".

 

A CIDH outorgou medidas cautelares para David Powell, alegando "supostas irregularidades" no processo e afirmando que o extenso período de tempo que o réu esperou pela execução constituiria um castigo "cruel e incomum".

 

No dia 17 de junho, a CIDH pediu proteção para Ronnie Lee Gardner, que também esperava pela aplicação de sua pena desde 1985.

 

Neste caso, as medidas cautelares alegaram principalmente o incomum período de espera pela sentença.

 

Através das medidas cautelares, a Comissão tinha solicitado aos EUA que não executassem a pena capital em ambos os casos, até que fosse decidido sobre as reivindicações contra as supostas violações dos direitos humanos.

Foto: (EFE)

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais