Geral

Ciclovia alternativa de mobilidade urbana

Published

em

Ciclovia é usada por crianças e adolescentes que usam a bicicleta para irem à escola - Foto: Bega Godóy

As placas indicativas são bem claras. A faixa  do centro da Avenida Duque de Caxias é destinada para ciclistas pois é uma ciclovia. Mas parece que nem todos entendem. Pedestres andam na faixa e quem trocou o carro por bicicleta, às vezes, nem sabe das normas de trânsito e principalmente que elas valem para todos. É gente pedalando perigosamente e gente desrespeitando o espaço do ciclista, num misto de irregularidades.

Para evitar estes conflitos, a Diretran está programando ações de conscientização a partir de dezembro em pontos, dias e horários diferentes. Eles perceberam que durante o horário de verão as pessoas ficam mais tarde na rua, caminham pela avenidas e buscam lazer ao ar livre e esses espaços precisam ser disciplinados.

O diretor de trânsito da Diretran, Rogério Juary Almeida, disse que o problema entre ciclista e pedestre é de educação. “A ciclovia é para o ciclista usar e o pedestre toma o local”, reconhece. Juary explica que os agentes de trânsito não têm autoridade para punir, pois não há regulamentação no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas pode chamar a atenção e pedir para o pedestre desocupar ciclovia.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com