Geral
Ciclone perde força, mas ainda há previsão de ventos fortes
O ciclone extratropical perdeu força. Para a Serra Catarinense as rajadas de ventos devem ficar entre 60 a 90km/h, apenas nos pontos mais altos que podem passar dos 100km/h. Em Lages, por exemplo, não deve passar dos 70km/h. A informação é o agrônomo e pesquisador do clima, do site Climaterra, Ronaldo Coutinho.
Segundo Coutinho, o ciclone ainda é muito forte para essa época do ano, se for comparar com previsão de terça-feira (23) enfraqueceu bastante. “A medida que vai se aproximando da realidade os modelos vão convergindo entre si, e pode, na última hora, voltar ao padrão violento, mas não é garantia, tem que ver se isso foi uma rodada de mudança ou se foi isolada”, explica.
A equipe de meteorologia da Epagri/Ciram, assim como Ronaldo Coutinho, monitoram a formação deste ciclone na costa que intensifica-se na costa sul do Brasil, entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Segundo a Epagri/Ciram, a previsão é de ventos fortes no litoral, no sábado (17), com rajadas de 60 a 80 km/h. No mar, em áreas mais afastadas da costa, as rajadas podem chegar a 100 km/h. O ciclone também favorece a condição de mar agitado e risco de ressaca no final de semana, especialmente no domingo.