Geral

Chico de Assis morre aos 80 anos

Published

em

Por sua atuação profissional, recebeu inúmeras homenagens Foto: Câmara de Vereadores/Divulgação

Francisco de Assis Nunes (80), o Chiquinho como era chamado por seus colegas de imprensa, partiu na tarde de quinta-feira, deixando a imprensa da Serra Catarinense órfã.

Chico nasceu em Anita Garibaldi e começou a construir sua carreira na imprensa em Jundiaí (SP), onde frequentou a Academia Nacional de Rádio e Televisão. Quando voltou para Lages, passou a trabalhar na Rádio Difusora, como apresentador, locutor comercial, e apresentador de noticiários radiofônicos. Na difusora, permaneceu por 13 anos. Depois, atuou na Rádio Clube de Lages por oito anos; foi redator do jornal O Planalto e gerente de emissora no Sistema Catarinense de Comunicação. A partir de 1988, trabalhou como repórter do Jornal A Notícia, sucursal de Lages, um dos mais importantes impressos de Santa Catarina na época. Chico de Assis também esteve no Correio Lageano, por 12 anos atuou como repórter em diferentes editorias. Nos últimos anos, trabalhou no Jornal O Momento.

Ligado ao tradicionalismo e às coisas da sua terra, um dos trabalhos que marcou os mais de 50 anos na imprensa lageana, foi a composição da letra do jingle que é o tema oficial da Festa Nacional do Pinhão e pelo qual, além do reconhecimento, recebeu prêmios e homenagens.

Nós, do Correio Lageano, nos despedimos desse amigo e colega de trabalho com muito carinho, boas lembranças e muito ensinamentos. Que Deus o receba com festa!

>>Velório e sepultamento_ O corpo de Chico de Assis será velado na Capela São José, no Bairro Coral. O sepultamento será hoje (13), às 16 horas, no Cemitério Cruz das Almas. Chico lutava contra um câncer.

Sobre o jingle da Festa do Pinhão

Chico contava que, em 1991 foi convocado pela então assessora de imprensa da Prefeitura de Lages, Graziela Maines, a compor um jingle que representasse a Festa do Pinhão, a gente e a cultura serrana. O desafio foi cumprido em apenas 15 minutos, garantiu ele que escreveu:

Do pinheiro nasceu a pinha,

Da pinha nasceu o pinhão,

Do pinhão nasceu a festa,

A festa da tradição!

Nessa festa tem churrasco,

Tem cardápio de pinhão,

Tem até torneio de laço,

Tem fandango de galpão!

Tem artista mui guapo,

Gineteada e chimarrão,

Aceite o convite de Lages,

Venha à Festa do Pinhão!

clique para comentar

Deixe uma resposta