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Centenas de pontos, em Lages, estão sem iluminação pública. Cinco empresas disputam o serviço
Após um ano da anulação do contrato com a empresa que prestava serviços de iluminação pública para a Prefeitura de Lages, a cidade está prestes a conhecer a nova empresa responsável pelo setor.
Foi aberto um processo licitatório e cinco empresas apresentaram propostas. A vencedora será a que apresentar o menor valor. Embora o valor do novo contrato não tenha sido revelado, no ano passado, o secretário disse que o custo anual deveria ficar em R$ 1,8 milhão.
Os envelopes deverão ser abertos em 15 dias, informa o secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô (Tchá-Tchá).
Com isso, a expectativa é que a demanda seja suprida, pois com o rompimento do contrato, as demandas do setor passaram a ser atendidas por uma equipe de servidores do município.
O problema é que os trabalhos de manutenção estão atrasados. A justificativa do poder público é que o período de chuvas, vendavais e raios contribui para o atraso do serviço de manutenção.
A cidade possui, aproximadamente, 23 mil pontos (lâmpadas), centenas estão com problemas e precisam ser trocadas.
De acordo com o secretário, em alguns casos, a dificuldade para a substituição das lâmpadas é devido à altura dos postes ou por falta de material elétrico.
Mecabô cita como exemplo a Avenida Marechal Floriano, pois a dificuldade na substituição das lâmpadas se dá por causa da altura dos postes. O mesmo caso acontece em alguns postos da Avenida Luis de Camões.
Segundo ele, a equipe da prefeitura não tem um equipamento que consiga realizar o serviço e, por isso, a necessidade da contratação de uma empresa especializada.
Na Duque de Caxias, as lâmpadas ainda não foram trocadas por falta do material elétrico adequado. Em relação ao Parque Jonas Ramos, o secretário destaca que foi feito uma revisão no local e que será restabelecida a iluminação nos próximos dias.
Mecabô ressalta, ainda, que são duas equipes responsáveis pelo trabalho. “Lembro que o atendimento com a resolução do problema é feito em no máximo 36 horas após a notificação do cidadão. Só que há casos que não são notificados. Porém, esses não têm como ser atendidos por nossa equipe”, reforça.
Serviços
O número do atendimento de Iluminação Pública é o 3221-1606, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.