Economia e Negócios

CDL e Fecomércio divergem sobre vendas do dia dos namorados

Published

em

Lages, 19 e 20/06/2010, Correio Lageano

 


O dia dos namorados é considerado a terceira melhor data para o comércio, perdendo apenas para o natal e o dia das mães. Em Lages, houve incremento em relação ao ano passado, mas a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Federação Catarinense do Comércio (Fecomércio) não concordam com os números.

 


­Dados de pesquisa feita pela Fecomércio revelam que no último dia dos namorados o comércio teve um incremento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

 


Segundo o relatório, 47,6% dos comerciantes afirmaram o crescimento. Segundo a entidade, apenas o setor de livrarias e papelarias teve uma piora de 27%.

 


Entretanto, os dados não foram confirmados pela CDL de Lages. De acordo com a presidente da associação, Elisabeth Neves, o aumento deve ter ficado no máximo em 5%, comparado ao mesmo período do ano passado. “Nós acreditamos que a alta não foi maior porque no ano passado, a data aconteceu durante a Festa Nacional do Pinhão, quando a movimentação de turistas é maior”, ressalta.

 


A presidente da CDL ressalta que embora a data seja boa, os custos dos presentes são mais baixos. Para os namorados a faixa de gasto é de R$ 60 a R$ 100,00, no dia das mães e no natal a média é bem maior.

 


Segundo a Fecomércio, entre os presentes ofertados em cada setor, destaca-se em primeiro lugar as flores com 100%, as joias com 80% das afirmativas, os perfumes com 80% e em quarta colocação as botas com 65,3%. No caso de serviços, o mais requisitado para a data foi a escova em salões de beleza, com 66,7% das afirmativas, para as namoradas ficarem mais bonitas e elegantes na comemoração da data.

 


A avaliação mostra que o pagamento à vista foi a forma mais utilizada, mas que o cartão de crédito teve participação significativa nos gastos do Dia dos Namorados.

 

Veja os gráficos do levantamento da Fecomércio na edição do Correio Lageanodeste final de semana.

 

Foto: Arquivo CL

clique para comentar

Deixe uma resposta