Conecte-se a nós

Festa do Pinhão

Cavalgada quer resgatar e fortalecer as origens do tropeirismo

Published

em

Foto: Bia Melo/ Divulgação

Com o objetivo de fortalecer os costumes e tradições, estão abertas as inscrições para a 3° Cavalgada do Pinhão e a 5° edição do Frescal e Pinhão. Esta é a primeira vez que  a largada e retorno acontecem no Parque de Exposições do Conta Dinheiro, no dia 15 de junho, em Lages, na Serra Catarinense.

A cavalgada desfile retornou no ano passado, após ficar paralisada por cinco anos. A organizadora do evento, Beatriz Melo, explica que em outras edições do Frescal e Pinhão, foi percebendo que muitos convidados vinham a cavalo e com isso, as pessoas começaram a encorajá-la com a ideia de resgatar da cavalgada com desfile. A ideia foi amadurecendo, e decidiu acatar o pedido.

O evento chega em sua terceira edição, com o intuito de resgatar e fortalecer as origens do tropeirismo. “Este ano, estou muito feliz pelo fato do evento ocorrer no Parque de Exposições, local onde foi pouso de tropeiros, resgatando assim, ainda mais, nossas origens e cultura”, afirma.

Para a organizadora, o evento acolhe os amantes do cavalo, pessoas que gostam do contato com a natureza. Além disso, agrega mais um público para Festa do Pinhão, pois muitos já vem para Lages no dia anterior.

Beatriz explica que além de grupos de cavaleiros, caminhões, carroças, charretes e carros de boi podem integrar o desfile, para isso, basta se inscrever antecipadamente ou no próprio local. As atividades se iniciam às 7h com um café da manhã para os participantes no Conta Dinheiro.

Cavalgada e desfile

O início da cavalgada está marcado para às 8h30. O grupo deve percorrer as principais ruas da cidade com destino ao Morro do Prudente. Depois retornam pela Avenida Presidente Vargas até a 31 de Março, onde será feita a concentração para o desfile na Avenida Camões, com destino ao Parque do Conta Dinheiro.

A Cavalgada contará com a participação de equipes de Papanduva, Gaspar, Florianópolis, além de integrantes dos municípios da região da Amures, como Anita Garibaldi, Correia Pinto, Ponte Alta, Bom Retiro, Otacílio Costa e Bocaina do Sul. Além disso, o evento deve contar com a participação da Realeza da 31ª Festa do Pinhão.

Às 13h será oferecido um almoço com churrasco de frescal entre outros acompanhamentos para os cavaleiros. A Cavalgada do Pinhão conta com o apoio de grupos de cavaleiros de Lages e da Prefeitura de Lages, por meio da Fundação Cultural.

Ingressos

Ingressos poderão ser adquiridos no valor de R$50, na Loja Malacara (em frente à Praça da Catedral ). Mais informações pelo (49) 9 9123 4163 com Beatriz

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta