Geral
Casas serão demolidas nas próximas semanas
Ana Paula Goulart, de 32 anos, e outros moradores da Rua Bruno Luersen, no Bairro Chapada, em Lages, estão aflitos por uma notícia que receberam no fim do ano passado. Uma ordem de despejo, com prazo de 30 dias para saírem de suas casas. Muitas casas ficam às margens da BR-282, em área de domínio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Por este motivo, os moradores estão se reunindo para uma manifestação, pois se dizem desorientados sobre seus destinos. Eles alegam que suas casas não estão em áreas invadidas, mas também não estão dizendo que não deixarão as residências, mas precisam saber o motivo e também para onde serão realocados.
O engenheiro do Dnit em Lages, Enio Spiecker, explica que são 50 famílias vivendo em faixa de domínio em toda a extensão da BR-282 na Serra Catarinense. Nas próximas semanas, três casas serão demolidas no Bairro Chapada, com acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal e Secretaria da Assistência Social.
Segundo Enio, são moradores que já receberam notificação, tiveram suas casas embargadas e estão cientes do procedimento. “A maioria das pessoas foi notificada sobre a irregularidade.”
A realocação dos moradores dependerá da Secretaria de Habitação e Assistência Social. Enio garante que madeiras foram doadas à Secretaria para a construção de casas a essas famílias, porém, o secretário da pasta, Samuel Ramos, explica que a doação de madeiras é para outro fim e não para estas famílias.
Samuel comenta que são sete famílias que devem se mudar. A expectativa é que o novo endereço seja no loteamento no Bairro Ferrovia, porém, caso precisem deixar suas casas antes do tempo de entrega do loteamento, serão direcionadas para o aluguel social próximo de onde já residem. O secretário acredita que o loteamento seja entregue em até cinco meses.
Pingback: Moradores fazem manifestação no Bairro Chapada, em Lages – CLMais - ArtWorldLog
Pingback: Moradores fazem manifestação no Bairro Chapada, em Lages – CLMais – Alugue Club