Geral

Carnaval é usado como ferramenta pedagógica na escola

Published

em

Foto: Andressa Ramos

É durante o Carnaval que muitas pessoas têm a oportunidade de extravasar seus sentimentos, pular de alegria e curtir com as amigos. Em algumas escolas, a data é vista como ferramenta pedagógica, onde o caos criativo e a bagunça organizada, pode favorecer o desempenho dos alunos em sala de aula.

Na Escola Armando Ramos de Carvalho, no Bairro Bela Vista, em Lages, o dia de quarta-feira (27) foi animado e diferente. Com decoração, fantasias e muita festa, os estudantes trabalharam em cima da cultura carnavalesca, desfilaram com fantasias de escolas de samba, cedidas pela carnavalesca Graça Hartmann. Todas as peças foram bordadas por ela.

Além disso, os alunos puderam apreciar as fantasias da Escola Princesa Isabel, uma das mais conhecidas e tradicionais escolas de samba de Lages. O curador da exposição é o professor Gil Bastos. Para ele, é importante explicar às crianças e adolescentes sobre o que realmente é o Carnaval e o impacto da data na vida das pessoas. “Nessa época, há emprego para costureiro, serralheiro, pintor, desenhistas, entre tantas oportunidades de trabalho”, destaca.

A supervisora da escola, Velci Vieira, enfatiza que com o Carnaval é possível resgatar a alegria e romper com o laço do preconceito em relação ao evento, e também daquela disciplina da escola em que não se pode aprender de forma lúdica. A comemoração é também uma forma de representatividade, onde quem sofre preconceito pode mostrar sua verdadeira face.

Para o estudante Ismael Moraes Rodrigues, de 15 anos, o carnaval na escola é até uma forma de integração onde todos podem se divertir juntos, independentemente da série que estuda e do gênero. Ele se vestiu de rainha, para mostrar que todos podem ser o que quiser.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com