Geral

Canteiros são rebaixados para dar mais visibilidade na Via Gastronômica

Published

em

Foto: Amarildo Volpato/ PML/ Divulgação

Operários da Secretaria do Planejamento e Obras de Lages estão executando o serviço de redução da altura de dois canteiros de tijolo à vista, ornamentais de jardinagem, na Rua Emiliano Ramos, a Via Gastronômica, no Centro. A medida tem como finalidade atribuir melhor visibilidade de trânsito para os condutores que seguem desde a rua Aristiliano Ramos e devem parar na preferencial da Caetano Vieira da Costa.

Por se tratar de um nível de rua mais baixo em relação à posição de parada na esquina, a visão fica prejudicada pela altura do canteiro, segundo os técnicos da secretaria e, por isso, os veículos têm de chegar bem à frente, quase invadindo a pista preferencial. Neste tópico, haverá um rebaixamento do canteiro em 60 centímetros dos atuais 90, ficando em 30 centímetros de altura.

Enquanto isso, os motoristas que trafegam pela Caetano Vieira da Costa e desejam dobrar à direita na Emiliano Ramos, na sua preferencial, se deparam com a sinuosidade da curva, onde estão os dois canteiros, e pelo estreitamento da pista.

Neste ponto, também haverá modificações, com a diminuição da altura do canteiro nas mesmas medidas do outro para manter a hegemonia na geometria e será implantado recuo (afastamento) de curva em 1,5 metro, com aumento de raio, tornando-a mais suave.

Neste local, já foram registrados acidentes, causando prejuízos tanto para cidadãos, quanto ao Poder Público, problema aliado também à imprudência. Ressalte-se que somente será alterado o canteiro em frente à clínica odontológica, o outro, em frente a uma escola de idiomas, permanecerá intacto.

De acordo com o secretário do Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, os trabalhos de rebaixamento devem perdurar por mais alguns dias. O trânsito de veículos e a passagem de pedestres não serão prejudicados. A parte de renovação e manutenção das flores é de competência da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

Fonte: Prefeitura de Lages

clique para comentar

Deixe uma resposta