Geral

Campanha é lançada para combater violência contra a mulher

Published

em

Foto: Arquivo

Uma campanha denominada Agosto Lilás, e que vai envolver 700 mil pessoas em Santa Catarina, foi lançada na quarta-feira (8), pelo Governo Estadual. O objetivo é combater a violência contra a mulher com um mês de atividades pelo Estado. Além da conscientização que será feita por meio de palestras e outros tipos de atividades, em escolas, presídios, centros de atendimento socioeducativo, unidades de saúde e outros locais; será realizada capacitação dos profissionais que atendem as vítimas de violência.

No lançamento da campanha, também foi anunciada a normativa que destina até 5% das vagas nas contratações de serviços terceirizados no Governo do Estado para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, decorrente de violência doméstica e familiar. O encaminhamento será feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social. As vagas serão preenchidas conforme demanda da empresa e atendendo critérios de qualificação profissional necessária. Todo o processo irá preservar o direito ao sigilo da informação sobre a mulher e sua condição.

A campanha Agosto Lilás se inicia neste mês e o foco das ações acontecerão nele, porém a ideia do governo é que a conscientização permaneça durante todo o ano. “O nosso objetivo é envolver todos no Governo do Estado. Percebemos que os índices de violência contra a mulher estão aumentando, mas isso não combina com Santa Catarina. Essa não é uma ação só de polícia, que vai atuar na causa e eventualmente na prevenção, precisamos atuar na educação”, afirmou o governador Carlos Moisés, durante lançamento da campanha.

Na solenidade, também foi lançado o site Santa Catarina Por Elas. A plataforma digital reúne informações sobre diferentes tipos de violência e oferece telefones e endereços de toda a rede de suporte disponível no Estado. O objetivo é que mulheres e pessoas próximas possam encontrar ajuda de forma anônima e online. As redes sociais de todas as secretarias, fundações e autarquias do Governo do Estado adotaram a campanha, substituindo o avatar pela marca do Agosto Lilás e redirecionando para o site do programa.

A cada hora, quatro mulheres são vítimas 

Este ano, a cada hora, quatro ocorrências de violência contra a mulher foram registradas no Estado. De janeiro até julho, foram 29 feminicídios registrados em Santa Catarina, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública. O número é 45% maior do que no mesmo período do ano passado. 

Os números também estão maiores em outros casos, como o de ameaça, que em 2018, foi de 12,1 mil, e este ano, já alcança 14,3 mil, representando uma alta de 18,2%. O número de estupros também está maior, de 198, em 2018, foi para 217, este ano, concluindo um aumento de 9,6%. Os dados representam ocorrências que aconteceram nos municípios do Estado. O objetivo do governo é combater a violência com a conscientização que será feita através do Agosto Lilás.  

clique para comentar

Deixe uma resposta