Geral

Campanha conscientiza sobre a importância da doação de sangue

Published

em

Lucas Alexandre, de 17 anos se tornou doador por meio do Projeto Escola desenvolvido pelo Hemosc - Foto: Patrícia Vieira

Com a chegada das estações de outono e inverno, período em que as temperaturas começam a cair, principalmente na Serra Catarinense, ocorre o aumento da incidência de infecções respiratórias, que impedem, temporariamente, a doação de sangue.

Com a redução no número de doações, caem também os estoques de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), embora o número de pacientes que precisam de transfusões e transplantes se mantenha inalterado.

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue, neste mês acontece a campanha Junho Vermelho. Além disso, em 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Neste sábado (8), o Hemosc em Lages, ficará aberto das 8h às 12h, com a possibilidade de agendamento de doações em grupo.

A coordenadora do setor de captação de doadores do Hemocentro Regional de Lages, Carmen Ramos Muniz, explica que a unidade recebe, em média, 30 doações por dia, porém, o ideal para manter o nível de segurança seriam 50 doações/dia. “O Hemosc precisa de todos os tipos sanguíneos, mas o principal é o O negativo e A positivo. Mas todas as tipagens são bem-vindas sempre” ressalta.

Mesmo com as baixas temperaturas na cidade de Urubici, ontem, a professora Patrícia de Andrade, veio a Lages, e aproveitou para doar sangue pela segunda vez. “A doação é um gesto de amor e carinho ao próximo” disse.

Outras ações

Carmen destaca que em Lages, além da campanha Junho Vermelho, são realizadas ações durante todo o ano para captar novos doadores voluntários. Uma delas, que vem surtindo efeito, são através do Projeto Escola. Em maio, 3% das 601 captações feitas no mês de maio, foram de jovens entre de 16 a 17 anos.

A coordenadora salienta que para se tornar um doador nessa faixa etária é preciso comparecer ao setor de captação com autorização formal dos pais e/ou responsável legal. Motivado por um trabalho na escola, Lucas Alexandre Haacke, de 17 anos, doou sangue ontem. Essa foi a terceira vez que doou.

Como doar

O processo de doação dura, em média, 55 minutos. Para doar sangue precisa ter entre 16 e 69 anos, e pesar mais de 55 quilos nos casos dos homens e 50 quilos no caso das mulheres, estar bem de saúde e portar documento oficial de identidade.

Para doar, basta procurar os serviços de hemocentro. Em Lages, as doações podem ser feitas na Rua Felipe Schmidt, 33, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. No segundo sábado de cada mês, o Hemocentro atende das 8h às 12h.

Homenagem

Em Lages, na segunda quinta-feira do mês de junho os doadores voluntários são homenageados com a entrega do certificado “Amigo do Doador”. Conforme prevê a lei municipal, recebem a honraria pessoas do sexo masculino que tenham realizado 35 doações e as mulheres, que tenham feito 25 doações de sangue.

clique para comentar

Deixe uma resposta