Geral
Câmara de Vereadores discute assédio feminino nesta quarta-feira
Acontece, hoje, na Câmara de Vereadores de Lages, a Audiência Pública pelo “Fim do Assédio Feminino”. O evento foi requerido pela vereadora Aida Hoffer (PSD) e será iniciado às 19 horas, no Plenário.
De acordo com Aida, ela já estava preparando um evento devido à passagem do 8 de março, data dedicada à celebração mundial o Dia Internacional da Mulher. A vereadora revela que, inicialmente, a intenção era fazer uma Audiência sobre a força de trabalho feminina, empoderamento e a jornada da mulher.
Até que, então, surgiu o movimento das estudantes do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) que lançou campanha contra o assédio nos arredores da instituição. Com isso, a vereadora explica que a temática do encontro foi ampliada, após a participação das estudantes em uma sessão da Câmara, na qual promoveram um evento contra todos os tipos de assédios, seja físico, psicológico ou moral.
Além da mesa, que irá debater o assunto, os interessados podem se inscrever para uma fala de até dois minutos, até o horário de início dos trabalhos. Irão compor a mesa de autoridades representantes da Secretaria de Mulher, Delegacia da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, Grupo de Pesquisa em Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (Gecal), psicólogos e outros representantes.
A vereadora, como única mulher no Legislativo lageano, diz que se sente responsável em trazer temas como esse para a Câmara. “É um assunto muito importante, e para mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser”, acrescenta. Aida explica que conversas como essa podem voltar a acontecer com mais frequência. Como resultado da reunião, será criado um documento com problematizações e soluções, que será encaminhado aos órgãos responsáveis.