Geral

“Brincadeira” pode levar à morte

Published

em

Colégio lembra através de campanha de conscientização, que amigos não se colocam em risco - Foto: Divulgação

Um desafio chamado de “quebra-crânio”, está se tornando comum, principalmente entre estudantes. Nele, três pessoas ficam lado a lado, sendo que quando a que está no meio dá um pulo, as outras dão uma rasteira, o que causa uma queda forte. Muitos já viram a “brincadeira” em vídeos que circulam pelas redes sociais. Em alguns, as pessoas que caem, ficam desacordadas. Em um vídeo, a vítima parece ter fraturado o braço. Já apareceram imagens feitas também em residências, envolvendo adultos.

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia emitiu um comunicado em que alerta aos pais e educadores sobre a necessidade de reforçar a atenção com crianças e adolescentes. A queda, considerada brutal, pode provocar lesões irreversíveis ao crânio e encéfalo, além de danos à coluna vertebral. “A vítima pode ter seu desempenho cognitivo afetado, fraturar diversas vértebras, ter prejuízos nos movimentos do corpo, e, em casos mais graves, ir a óbito”, diz a nota. O documento ainda alerta que os responsáveis pela queda da pessoa podem responder penalmente por lesão corporal grave e até mesmo homicídio culposo.

Em Lages, segundo a diretora de ensino, Andressa Alano Alves, a rede municipal faz a prevenção, sem fazer alarde nas escolas. Não há nenhum caso registrado nas instituições municipais. “Se ficarmos dando um certo ibope sobre isso, pode dar ideia para alguns. Então orientamos os pais e os diretores para que conversem com os professores. E estamos em alerta.” A responsável pela Gered, Claudia Pezzi, não respondeu às ligações do CL para informar como está a situação nas escolas estaduais.

Há instituições de ensino fazendo vídeos de conscientização para combater o desafio. Em uma escola chamada Celq, que fica no Mato Grosso do Sul, três estudantes estão lado a lado em uma fotografia, com a mensagem: “Amigos não te fazem cair, amigos te ajudam a levantar.”

Algumas escolas fizeram campanha de conscientização

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com