Geral
Bombeiro de Curitibanos está em Brumadinho (MG)
O cabo Ronaldo Wagner Fumagalli da Silva, de 38 anos, e seu cão Hunter, do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Curitibanos, estão trabalhando nas buscas por vítimas que foram soterradas pela lama, após o rompimento da Barragem Mina do Feijão, em Brumadinho (MG) – ocorrido na última sexta-feira (25).
O binômio (dupla entre cão de busca e tutor bombeiro militar) foi acionado na terça-feira (29), para auxiliar no resgate de pessoas, em Minas Gerais. O cabo é referência nacional no trabalho com cão de busca de vítimas e restos mortais. O principal resgate que já participou foi em Mariana, também no rompimento de barragem, em 2015.
Na corporação há 12 anos, Fumagalli está ao lado de companheiros de Blumenau, Curitibanos, Xanxerê e Chapecó, segundo o comando. A equipe foi acionada na segunda (28) e viajaram terça (29) para a cidade de Minas. A previsão de chegada da Força Tarefa estava prevista para a tarde de quarta (30).
Além dessa dupla, foram enviados um caminhão de ajuda humanitária, três viaturas para locais de difícil acesso, seis bombeiros especialistas em intervenções em áreas deslizadas, e outros três binômios, um veterinário especializado em desastres, e equipamentos para resgate.
Equipes de bombeiros do estado já estavam de prontidão para o trabalho. E outra equipe, de 28 bombeiros voluntários de Indaial, Presidente Getúlio, Ibirama, Ilhota, São João do Itaperiú, Itaiópolis e Balneário Barra do Sul, já está na cidade mineira. Eles saíram no sábado (26), em seis veículos de emergência.