Geral

Bom Jardim da Serra faz barreira para alertar turistas que visitam mirante

Published

em

Equipes ficarão de prontidão até domingo, entre as 7h e as 19h, abordando turistas na Serra do Rio do Rastro Foto: Divulgação

Tradicionalmente, os feriados, especialmente os prolongados, costumam atrair milhares de visitantes para os principais pontos turísticos da Serra Catarinense.

Porém, no feriadão da Páscoa de 2020, as coisas serão um pouco diferentes devido ao decreto estadual que determina o isolamento social, para tentar reduzir a proliferação do novo coronavírus em Santa Catarina.

Foi pensando nessa demanda que a Prefeitura de Bom Jardim da Serra montou uma barreira sanitária e educativa no mirante da Serra do Rio do Rastro.

As atividades iniciaram na quinta-feira (9) e acontecerão até domingo (12), sempre das 7 horas às 17 horas.

“Até então, por causa dos decretos do governador [Carlos Moisés], a movimentação tinha caído muito no município. Mas quando o feriado foi se aproximando, começou a aparecer bastante gente de fora, atraída pelo frio da cidade e querendo visitar nossos pontos turísticos, por isso decidimos fazer a barreira.

Estamos apenas parando e orientando, não estamos proibindo a passagem de ninguém, até porque a gente nem pode fazer isso”, comenta a secretária da Saúde, Mariangela Monteiro.

Segundo ela, a ação é unicamente preventiva, para combater o novo coronavírus, e consiste em fazer verificação de temperatura corporal, oferecer orientações sobre os cuidados preventivos (como higienizar as mãos, usar álcool em gel e máscaras), além de informar sobre quais serviços prestados pelo município estão funcionando e quais não estão permitidos.

Mariangela destaca que, caso algum visitante apresente sintomas de gripe ou esteja com febre, será encaminhado para uma unidade de saúde ou ao Hospital Municipal Américo Caetano do Amaral.

Nestes locais, caso seja identificada alguma probabilidade de ser Covid-19, o turista será levado para o Centro de Triagem, em Lages, onde receberá o atendimento necessário.

“Na quinta-feira já teve bastante movimento de pessoas que vieram visitar o mirante, mas o local foi fechado pela polícia, para evitar aglomeração de pessoas.

É importante lembrarmos que, quando tudo isso passar, o pessoal é sempre bem vindo pra visitar a nossa cidade. Mas este é um momento de isolamento e precisamos seguir as orientações do governo”, comenta a secretária.

A Barreira é uma iniciativa feita em parceria entre as secretarias da Saúde e do Turismo de Bom Jardim da Serra, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Associação Bonjardinense de Turismo e Associação Bonjardinense de Turismo no Espaço Rural.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com