Esportes
Basquete das Leoas estreia no Catarinense nesta quinta
O time de basquete das Leoas da Serra estreia nesta quinta-feira (8) no Campeonato Catarinense. O adversário será o Basquete Jaraguá. O jogo acontece às 20 horas, no Ginásio Ivo Silveira. O ingresso será vendido a R$ 5.
No total, sete equipes disputam a competição. Elas estão agrupadas em uma única chave e jogarão entre si em jogos em turno e returno, classificando as quatro melhores para as semifinais. Após a estreia contra Jaraguá, as Leoas encaram a equipe da Associação e Basquete de São Miguel (Abasmo), no dia 16; o Basquete Blumenau no dia 24 e o Salesiano, de Itajaí, no dia 25.
Formada há mais de um ano, a equipe vem treinando forte para buscar bons resultados na competição. No ano passado, as Leoas disputaram só o estadual sub-19 e ficaram em quarto. Este é o primeiro ano que disputam as duas categorias. No adulto, é o mesmo grupo de atletas do sub-19, reforçado por outras cinco atletas.
O time vive do apoio da federação para pagar as taxas. A parte administrativa é realizada pela Associação Desportiva Lance Livre. A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) patrocina com bolsas de estudo e com os almoços no Restaurante Universitário.
Para as demais despesas, três atletas que já representaram a cidade estão organizando uma força tarefa para honrar os compromissos: Kelin Mondadori, Mayara Zanotto e Jessica Varela Garcia. Elas disputaram os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) no ano passado pelo município e agora buscam estruturar novas condições de trabalho para o futuro.
Visibilidade
Kelin Mondadori ressaltou que o objetivo da equipe não é apenas participar de um campeonato, mas também de dar visibilidade e vida à modalidade de basquete feminino de Lages. “Nós, quando atletas, sofremos com a falta de continuidade dos projetos na cidade. Agora, estamos buscando organizar a equipe para dar oportunidade a outras meninas, para ter representatividade e também escolinhas.”
Ela destacou a importância dos patrocinadores para o projeto da equipe. “Já temos o apoio da Uniplac, da Fundação Municipal de Esportes (FME), da ADLL (Associação desportiva Lance Livre) e estamos nos organizando para o que falta. Quem quiser ajudar, pode patrocinar, comprar ingressos, dar ideias. Estamos abertas”, completa.