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Aulas de Robótica auxiliam no desenvolvimento de estudantes da Educação Básica
A cada dia novas demandas são geradas e com isso a necessidade de criar soluções para atendê-las são essenciais. A maioria dos produtos que utilizamos pode ter sido fabricado por um robô ou, na realização de serviços, muitas máquinas nos ajudam a ser mais rápidos e eficazes.
As novas tecnologias e principalmente a robótica estão presentes em nosso cotidiano e, muitas vezes, nem nos damos conta disso. Por isso a importância de inserir, desde a primeira infância, uma educação tecnológica no contexto escolar se faz necessário.
O contato com a tecnologia e em especial com a robótica educacional promove o conhecimento em diversas áreas além de estimular a capacidade de aplicar conhecimento nas resoluções de problemas e desafios.
Raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas e trabalho em equipe são habilidades e competências desenvolvidas em aulas com robótica educacional. Em Lages, a empresa RoboMind oferece aulas com robótica em duas escolas, no Colégio Bom Jesus e no Sigma.
As aulas são extracurriculares, nas quais os estudantes são divididos em equipes, que têm o objetivo de cumprir desafios e missões. A cada aula, um novo desafio é proposto, e a robótica é utilizada como ferramenta para a resolução de problemas.
O gestor do Colégio Bom Jesus, Marcio Batista de Souza, avalia a robótica “como de fundamental importância, pois agrega áreas de desenvolvimento. É um complemento que auxilia em situações como agilidade na resolução de problemas, na parte lógica, na interpretação dos textos. Essa metodologia desperta variadas formas de ver um problema”.
A coordenadora da RoboMind em Lages, Priscila Rodrigues, destaca que o estudante que aprende essas tecnologias sabe trabalhar em equipe, desenvolvendo seu lado social.
Moderno material didático
Para aulas tecnológicas e modernas é utilizado o Kit de robótica da Lego Education, EV3 com o software Mindstorm, utilizado para programar os robôs construídos. Esse kit é usado até mesmo em faculdades de engenharia.
Estudantes a partir de sete anos podem se matricular no curso, que começa pela modalidade “Inventors”, seguido da modalidade Robotics para estudantes a partir de 10 anos. São trabalhados conceitos de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM na sigla em inglês), apresentando os temas de forma didática e lúdica em uma apostila repleta de desafios.
A Robomind
A empresa tem sede em Blumenau e foi fundada há 4 anos e há três está presente em Lages. Está atuante em 13 estados, com mais de 250 professores e 25 mil estudantes. Tudo iniciou com professores da área da educação tecnológica, que quiseram inovar na educação e oferecer algo diferente aos estudantes, pois perceberam que o método tradicional de ensino não era mais suficiente para atender as necessidades do século XXI.
O diretor da empresa, André Sala, destaca que o objetivo da RoboMind é transformar a educação. Uma das diretrizes é o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico da criança, além do estímulo à autonomia.
“Na faixa de oito a dez anos essas crianças impressionam os professores pelo raciocínio lógico. O principal objetivo é que o estudante conheça e entenda a tecnologia, e que saiba desenvolver a lógica de programação para aplicar em situações do seu dia a dia”, explica André.
Ele opina que a partir da mudança da Base Nacional Comum Curricular, a tendência é que a médio e longo prazo a robótica seja incluída nos currículos tanto de escolas particulares quanto públicas.
“O índice de satisfação dos estudantes é de 97% e esses estudantes têm um desenvolvimento diferenciado nas disciplinas estudadas no contexto escolar. É incomparável o desenvolvimento do estudante que tem robótica com quem não tem essas aulas”, avalia.