Geral

Atendimentos suspensos por falta de pagamento

Published

em

Foto: Camila Paes

Quem é usuário do plano de saúde Agemed tem sido surpreendido pela quantidade de profissionais desistindo de atender nos últimos meses. Em Lages, nenhum laboratório de análises clínicas mantém o convênio, médicos também têm deixado de atender. Tudo isso porque a empresa tem atrasado pagamentos e repasses para as empresas e profissionais da saúde. 

Com isso, quem sai perdendo são os usuários. Larissa Kley tem um bebê de quase um mês. Já no pré-natal teve dificuldades de encontrar um obstetra que estivesse atendendo pelo plano. Para fazer o parto, precisou pagar pelo anestesista e está esperando pelo reembolso. Agora, com o bebê recém-nascido, a dificuldade é encontrar um pediatra que não tenha suspendido o convênio. “É complicado né? Porque a gente paga caro [pelo plano],” ressalta. 

Agna Schlichting, que é mãe de um bebê de 4 meses, também está preocupada. Fez o plano exclusivamente porque a pediatra da filha atendia pela Agemed. Mas com os atrasos do pagamento, a médica precisou suspender os atendimentos. 

Além das clínicas e dos médicos, os hospitais também passam por problemas com o plano. No Hospital Infantil Seara do Bem, o gestor Éder Gonçalves explica que sempre cobram os pagamentos com muita ênfase e monitoram mês a mês o que precisa entrar.

“O cenário é complexo e somos insistentes nas cobranças”, ressalta. No hospital Nossa Senhora dos Prazeres, este é o último mês que continuarão com as atendimentos até que os pagamentos se normalizem. O superintendente do hospital, Fábio Lage, explica que já fizeram um aviso de 30 dias e a empresa tem até o fim do prazo para pagar as pendências e garantir a continuidade do atendimento.

Empresa diz que passa por reestruturação

Em nota, a Agemed explicou que passa por reestruturação, especialmente na rede de prestadores de serviços, a fim de aliar qualidade a uma boa relação custo-benefício. “Por isso, mudanças na rede credenciada vêm ocorrendo com maior frequência, comparando-se a  períodos anteriores,” ressalta. 

Além disso, acrescenta que mesmo com essas alterações, garante aos beneficiários a cobertura contratada e prevista em legislação. “Nos disponibilizamos a orientar, individualmente, cada beneficiário que tiver dificuldade de encontrar algum serviço, por meio de ligação gratuita para a nossa Central de agendamento: 0800 943 4444”, enfatiza a nota.

Sobre as negociações, afirma que estão sendo realizadas com cada prestador individualmente, de forma a obter os melhores resultados para todos os envolvidos. “Nesse momento, várias tratativas estão em andamento na região de Lages. Divulgaremos informações atualizadas assim que houverem definições,” conclui.  

clique para comentar

Deixe uma resposta