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Atendimentos suspensos por falta de pagamento
Quem é usuário do plano de saúde Agemed tem sido surpreendido pela quantidade de profissionais desistindo de atender nos últimos meses. Em Lages, nenhum laboratório de análises clínicas mantém o convênio, médicos também têm deixado de atender. Tudo isso porque a empresa tem atrasado pagamentos e repasses para as empresas e profissionais da saúde.
Com isso, quem sai perdendo são os usuários. Larissa Kley tem um bebê de quase um mês. Já no pré-natal teve dificuldades de encontrar um obstetra que estivesse atendendo pelo plano. Para fazer o parto, precisou pagar pelo anestesista e está esperando pelo reembolso. Agora, com o bebê recém-nascido, a dificuldade é encontrar um pediatra que não tenha suspendido o convênio. “É complicado né? Porque a gente paga caro [pelo plano],” ressalta.
Agna Schlichting, que é mãe de um bebê de 4 meses, também está preocupada. Fez o plano exclusivamente porque a pediatra da filha atendia pela Agemed. Mas com os atrasos do pagamento, a médica precisou suspender os atendimentos.
Além das clínicas e dos médicos, os hospitais também passam por problemas com o plano. No Hospital Infantil Seara do Bem, o gestor Éder Gonçalves explica que sempre cobram os pagamentos com muita ênfase e monitoram mês a mês o que precisa entrar.
“O cenário é complexo e somos insistentes nas cobranças”, ressalta. No hospital Nossa Senhora dos Prazeres, este é o último mês que continuarão com as atendimentos até que os pagamentos se normalizem. O superintendente do hospital, Fábio Lage, explica que já fizeram um aviso de 30 dias e a empresa tem até o fim do prazo para pagar as pendências e garantir a continuidade do atendimento.
Empresa diz que passa por reestruturação
Em nota, a Agemed explicou que passa por reestruturação, especialmente na rede de prestadores de serviços, a fim de aliar qualidade a uma boa relação custo-benefício. “Por isso, mudanças na rede credenciada vêm ocorrendo com maior frequência, comparando-se a períodos anteriores,” ressalta.
Além disso, acrescenta que mesmo com essas alterações, garante aos beneficiários a cobertura contratada e prevista em legislação. “Nos disponibilizamos a orientar, individualmente, cada beneficiário que tiver dificuldade de encontrar algum serviço, por meio de ligação gratuita para a nossa Central de agendamento: 0800 943 4444”, enfatiza a nota.
Sobre as negociações, afirma que estão sendo realizadas com cada prestador individualmente, de forma a obter os melhores resultados para todos os envolvidos. “Nesse momento, várias tratativas estão em andamento na região de Lages. Divulgaremos informações atualizadas assim que houverem definições,” conclui.