Geral
Atendimentos odontológicos serão transferidos para o Tito Bianchini
Construído na década de 1960, o prédio do antigo Pronto Atendimento Tito Bianchini, que fechou as portas para o atendimento ao público no dia 20 julho, com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento, a UPA 24 horas, localizada à Rua Roseno Frederico Vieira, no Bairro Universitário, segue sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de Lages. A edificação passará por reformas e adequações para abrigar o Centro de Especialidades Odontológicas e uma Unidade Básica de Saúde.
A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Lages, Francine Formiga, explica que, atualmente, além das pequenas cirurgias realizadas no Pronto Atendimento, localizado à Praça Leoberto Leal, no Centro da cidade, na parte central do imóvel está em funcionamento o Programa “Melhor em Casa”, que atende pacientes com dificuldades temporárias ou definitivas de mobilidade. Esse atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social.
Atendimentos odontológicos
A outra parte do antigo Pronto Atendimento, onde funcionava a emergência, será reformada e transformada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Já que, atualmente, a Prefeitura de Lages paga aluguel à Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) para oferecer esse atendimento.
O projeto para a reforma da estrutura já foi aprovado pela secretária de Saúde, Odila Waldrich e aguarda a liberação de recursos para que o serviço possa ser licitado. A expectativa é que até o segundo semestre de 2020, o CEO seja transferido”, afirma.
Unidade central II
O último projeto ocupará a parte da frente do prédio. No local, será implantada uma Unidade Básica de Saúde (USB) para atender a região central da cidade e também a comunidade dos Bairros Brusque e parte do Santa Rita. Com isso, estima-se que cerca de oito mil pessoas sejam beneficiadas.
Ainda não há previsão de quando o serviço passará a ser oferecido. “O projeto arquitetônico das adequações está em fase de conclusão. A partir do ano que vem, será aberto o processo licitatório para a execução das obras”, enfatiza Francine. A quadra onde estão instalados o Tito Bianchini, a Secretaria de Saúde, a Policlínica e o Hemosc, foi cedida pela família Bianchini ao município.
Obras na Central de saúde
Enquanto parte do antigo prédio do Pronto Atendimento aguarda por adequações, abrigará, temporariamente, a Central de Saúde, a partir da segunda-feira (23). Isso porque, a estrutura de cobertura da Central de Saúde, localizado na Rua Pereira Oliveira, esquina com a Felipe Schmidt, no Centro de Lages, passará por reformas do dia 23 dezembro ao dia 5 de janeiro.
A mudança temporária é necessária para garantir a segurança dos servidores, pacientes e trabalhadores da obra. O retorno para o prédio da Central de Saúde, está previsto para o dia 6 de janeiro de 2020.
Horário de atendimento do fim de ano
Nas semanas de Natal e Ano Novo (dias 23, 26, 27 e 30/12; e 02 e 03/01) somente a Farmácia Básica atenderá. O horário de atendimento da Central será das 13h às 17h.