Conecte-se a nós

Negócios

Aquecedores solares instalados no Araucária são para regiões quentes

Published

em

Lages, 22/06/2010, Correio Lageano

 


As válvulas dos 530 aquecedores solares instalados nas casas do bairro Araucária vão ser trocadas, gerando um gasto de R$ 150 mil, para a empresa Dinâmica Aquecedores.

 


A troca vai ser feita, pois na temperatura de 9ºC, uma válvula é acionada para descongelar o reservatório e causa vazamento. Se a temperatura de 9º C, continuar por 12 horas, serão desperdiçados cerca de 350 litros de água.

 


De acordo com o gerente regional da Celesc, Nazareno Vieira Lima, o problema aconteceu porque os aquecedores não foram preparados para o clima frio. O engenheiro da Celesc, Juliano Pereira, disse que já foram trocadas as válvulas de 10 casas e nesta semana o trabalho vai continuar. O morador e presidente do bairro Araucária, Ricardo dos Anjos, afirma que o problema já foi resolvido em sua casa, “eles vieram aqui e não vazou mais”. A empresa que instalou os aparelhos garante manutenção por 5 anos, sem nenhum custo. Em caso de defeito, os moradores devem ligar a cobrar para o número 90 (21 16) 3368-3270.

 


O técnico em aquecimento solar, graduado pela Universidade do Sol, Alexandre Dias, trabalha no ramo há 12 anos e explica que os aquecedores instalados no bairro Araucária não têm sistema anticongelante e por isso não funcionam quando está frio, além de causar vazamento. “Os responsáveis pela empresa que fez a instalação, deveriam consultar como que funcionam os coletores (placas que captam a energia solar) na nossa região”, explica.

 


Alexandre conta que trabalha com o sistema europeu de aquecimento solar, com placa anticongelante para funcionar normalmente em temperaturas mais baixas. Ele garante que com o uso correto, o usuário pode ter uma economia de até 50%. “Em 3 anos, é possível retirar o valor do investimento, com o lucro que se obtém”, diz.

 


O proprietário do Hotel Fazenda Boqueirão, Rogério Lebarbechon, instalou os aquecedores há 3 anos e comenta que conseguiu reduzir o consumo em 30% durante todo ano. “Temos um movimento constante, mas mesmo assim, no verão economizamos até 50%. E estamos ajudando o meio ambiente”, salienta. O hotel tem sistema completo de aquecimento, são 65 coletores que aquecem a água dos chuveiros, a piscina e a água nas torneiras da cozinha.

 

 

Entenda como funciona o sistema de aquecimento solar

 

Um sistema básico de aquecimento de água por energia solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (boiler). As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.

 


O reservatório térmico é um recipiente para armazenamento da água aquecida. São cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem clorofluorcarboneto (CFC), que não agride a camada de ozônio. Desta forma, a água é conservada aquecida para consumo posterior. A caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar, mantendo-o sempre cheio.

 


Em sistemas convencionais, a água circula entre os coletores e o reservatório térmico através de um sistema natural chamado termossifão. Nesse sistema, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra” a água quente gerando a circulação.

 

 

Fotos: Susana Küster e Divulgação

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais