Coronavírus

Apesar de não ser eficaz contra o coronavírus, aumenta o consumo da vitamina C 

Published

em

Com a pandemia da Covid-19, cresce venda de vitamina C  Foto: Tudoparahomem.com.br

Com o avanço do novo coronavírus (Covid-19), a procura pela vitamina C nas farmácias teve uma aumento significativo nas últimas semanas, isso porque, a vitamina C é o componente mais famoso quando tratamos de imunidade. Ela possui compostos orgânicos que fornecem nutrientes essenciais para o fortalecimento da imunidade. 

Sendo encontrada nas frutas cítricas como laranja, mexerica, maracujá, limão, abacaxi, e outras, a vitamina C também pode ser encontrada de forma industrializada nas farmácias. 

Em Lages, a alta procura fez os locais de venda reforçarem os estoques, alguns ficaram sem o medicamento. A equipe de reportagem do Correio Lageano passou por algumas farmácias do Centro de Lages e constatou que o boom da procura foi durante o mês de março, quando os primeiros casos de Covid-19 começaram a surgir no Estado de Santa Catarina.

“Chegamos a ficar sem a vitamina, devido à grande demanda, semanas atrás, mas agora está tranquilo. Já repusémos o estoque e temos o produto disponível”, diz a farmacêutica da Farmácia São João, Karine Rita Fagundes Lemos Silva. 

Na FarmaSesi, a farmacêutica, Nadine Dias Picoli, alertou sobre o consumo exagerado, e afirmou que o número de vendas do produto cresceu com o surto da Covid-19.

“Teve muita procura, hoje não temos apenas a vitamina C para vender, temos ela com zinco ou a com zinco e vitamina D”, explica. 

Procon fiscaliza os preços

O serviço de Proteção e Defesa do Consumidor de Lages (Procon) fez vistorias, na quinta-feira ( 23), em oito farmácias, quatro no Bairro Coral e quatro no Centro.

Segundo o  executivo do Procon, Henrique Velho, foi constatado o aumento da demanda em virtude da pandemia e o produto (pastilhas efervescentes) está em falta em algumas farmácias.

Porém,  a maioria ainda tem, tanto o suplemento vitamínico ético ou genérico, e os preços comparados não são muito divergentes. 

“Importante salientar que se este produto contiver outros aditivos químicos, como sais minerais,  tais como zinco, cálcio ou aminoácidos, como arginina,  obviamente o produto se torna mais caro.

Também existem farmácias de manipulação que fazem a vitamina C em cápsulas, por preços bem acessíveis”, explica. 

Segundo Henrique, o Procon ainda não recebeu reclamações formais de abuso de preços quanto a vitamina C.  “Se houver, iremos presencialmente constatar, e, caso confirmado,  advertir e notificar.

O Procon irá in loco verificar e, se confirmado, adverte, notifica e até autua. Mas tem que ter denúncias formal, que até o presente momento não houve. Não podemos afirmar algo sem comprovação”, conclui. 

Vitamina C não cura Covid-19 

Não servindo para a cura do novo coronavírus ou de qualquer outro tipo de vírus gripal, a vitamina C serve para o fortalecimento do sistema imunológico, também ajuda na produção de glóbulos brancos, que são células de defesa. 

Para o médico pneumologista Márcio Costa Silveira de Avila, é muito comum as pessoas utilizarem a vitamina C, não apenas em virtude da pandemia, mas também durante o período de inverno. “É uma questão frequente as pessoas tomarem vitamina C com o intuito de diminuírem as chances de terem infecções virais e tentar melhorar a imunidade. Mas é importante ressaltar que não tem nenhum estudo que comprove a eficácia, no sentido de diminuir as chances de contrair algum tipo de vírus. Normalmente, não é indicado o consumo para combater o coronavírus. Alertamos os pacientes para que não tenham essa falsa segurança em relação à vitamina C ”, afirma. 

Para o médico, é importante as pessoas terem uma alimentação balanceada que envolva frutas cítricas que contenham o compostos orgânico (Vit C), pois é fundamental, nessa época do ano, para o melhoramento da recomposição celular de alguns órgãos, como por exemplo, o aumento da absorção de ferro pelo intestino. 

“Não há uma indicação científica de aumentar o consumo da vitamina C, agora, ingerir alimentos que tenham essa vitamina é importante. É importante ressaltar que, para aqueles que ingerem a vitamina em excesso, a maior parte dessa vitamina será eliminada na urina, pois o corpo não tem capacidade de armazenar grande quantidade”, conclui. 

Benefícios da vitamina C para a saúde

  • Acelera a cicatrização
  • Aumenta os níveis de anticorpos
  • Diminui o endurecimento arterial e a aterogênese
  • Protege as células
  • Participa do metabolismo de neurotransmissores
  • Auxilia na síntese de hormônios
  • Aumenta a absorção de ferro
  • Ajuda a aliviar o estresse
  • Diminui danos na pele causados pelo sol

 

 

 

 

 

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com