Geral
Anac faz vistoria no Aeroporto Regional
Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizaram, nesta semana, uma vistoria no Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto, na Serra. O procedimento fez parte do processo para homologação do aeroporto para receber voos comerciais. A Anac deverá emitir um relatório com o resultado da inspeção, mas não há prazo para que o documento seja apresentado.
No mês passado, como parte das medidas necessárias para a homologação, houve a remoção de um barranco ao lado da pista. A elevação representava um obstáculo aos pousos e decolagens de grandes aeronaves. Há outras pendências, como correções no trevo de acesso e questões relacionadas à fiação elétrica, a serem resolvidas para a liberação da pista.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura explicou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a vistoria foi realizada em razão do prosseguimento das ações visando à abertura ao tráfego do referido aeroporto.
“O objetivo foi atestar o atendimento por parte da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuário (Infraero) de todas as condicionantes de infraestrutura e segurança operacional constante da regulamentação da Anac”, detalhou.
O órgão adiantou que, preliminarmente, o resultado da inspeção “foi satisfatório e, no momento, estamos complementando informações finais junto à Anac para abrir o aeroporto ao tráfego”.
Questionada sobre o prazo para o aeroporto começar a receber voos, a secretaria informou que não tem como prever, uma vez que o processo de homologação está tramitando no âmbito da Anac.
A reportagem encaminhou um e-mail à Anac na última quarta-feira (11), mas até as 16h de ontem não obteve retorno. Também ontem, foi tentado contato com o órgão via telefone, mas ninguém atendeu à chamada.
Importância
A construção do Aeroporto Regional, considerado estratégico para o desenvolvimento da Serra, arrasta-se há 16 anos. Os investimentos já superam R$ 40 milhões, com recursos da União e do Governo do Estado. A estrutura fica às margens da BR-116, entre Lages e Correia Pinto.
Atualmente, está sendo administrado pela empresa Infraero, que firmou contrato com o Governo do Estado. Além de encaminhar a homologação, a Infraero também está responsável por ocupar o espaço físico, pela limpeza e manutenção do empreendimento. Empresas aéreas interessadas em operar no local já foram contatadas.
Claudio Lemes Louzada
15/12/2019 at 11:38
Acho que o pessoal da Serra deveria aprender a construir aeroporto com os Baianos de Vitória da Conquista. Em setembro inauguraram seu aeroporto com pista de 2.200 x 45m e não 1.600 metros de comprimento como será a do Planalto Serrano. Ou talvez, também se espelhar no projeto em andamento de 2.200 x 45m de Maragogi, Alagoas. Quem sabe o de Jericoacoara, Ceará, pista de 2.200 x 45m e resistência do piso para 100 toneladas + voo por instrumento GPS e não rádio farol NDB como o instalado no Planalto Serrano, tecnologia de 1920. Não bastasse essas características, o Governo do Estado do Ceará, iniciou o processo de homologação do aeroporto de Jericoacoara para categoria Internacional. Parece que alguns governos, Estadual e Municipal têm a visão errada das necessidades da moderna aviação e do modal para os próximos anos. Saudações & bons voos,