Conecte-se a nós

Notícias

Amorim diz a chanceler do Irã que Brasil mantém disposição em buscar acordo sobre energia nuclear

Published

em

Brasília, 23/06/2010, Agência Brasil


O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, reiterou ontem (22) ao chanceler do Irã, Manouchehr Mottaki, a intenção do Brasil de cooperar com os iranianos na busca por uma solução negociada que encerre o impasse em torno do programa nuclear.

 

Para Amorim, é possível utilizar como base de uma eventual negociação o acordo nuclear, firmado em abril, com apoio do Brasil e da Turquia.

 

"O Brasil poderá ter uma participação, caso as partes interessadas solicitem", disse Amorim, antes de deixar a Bulgária rumo à Romênia onde conclui hoje (23) uma série de viagens que fez nos últimos dias para a Europa.

 

Amorim se referiu ao conflito existente entre o Irã e parte da comunidade internacional que impôs sanções ao país por acreditar que há produção de armas atômicas em território iraniano.

 

Amorim e Mottaki definiram ainda que terão mais reuniões na tentativa de dar prosseguimento ao aperfeiçoamento dos termos definidos pelo acordo nuclear.

 

Pelo acordo, o Irã enviará 1,2 tonelada de urânio baixamente enriquecido a 3,5% para a Turquia. No prazo de até um ano, o Irã receberá em troca 120 quilos do material (enriquecido) a 20%.

 

Durante a conversa, os ministros comemoram as manifestações do presidente da França, Nicolas Sarkozy, sinalizando disposição em buscar um acordo com o Irã.

 

Apesar de a França ter votado a favor das sanções no Conselho de Segurança das Nações Unidas, no começo deste mês, Sarkozy indicou que é necessário encerrar o impasse.

 

“Considero positivo que a França tenha demonstrado disposição de iniciar uma conversa com base na Declaração de Teerã [nome oficial do acordo nuclear sobre a troca de urânio] e igualmente positiva a reação do chanceler do Irã”, afirmou Amorim.

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais