Conecte-se a nós

Notícias

Ambev reduz em 50% a quantidade de água na produção

Published

em

Dentre outras medidas, a empresa reutiliza a água usada para lavar garrafas, na limpeza das caixas - Foto: Ambev/ Divulgação

A Cervejaria Ambev reduziu em 50% a quantidade de água usada na produção de suas cervejas, nas últimas duas décadas. O anúncio deste recorde foi feito para comemorar o Dia Mundial da Água.

Os dados são de 2018 e mostram que a companhia terminou o ano usando 2,86 litros de água para fazer um litro de cerveja – uma diminuição de 2,7%, comparado com 2017, quando a média mensal foi de 2,94 litros.

“Nunca estamos satisfeitos quando o assunto é economia de água. Cuidamos dela como nosso bem mais precioso”, afirma Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev. Foi desta forma que a companhia, ao longo de duas décadas, poupou cerca de 18 trilhões de litros de água – o suficiente para abastecer a cidade de Florianópolis por mais de seis meses, ou o equivalente a mais de sete mil piscinas olímpicas.

A empresa credita esse resultado a dedicação dos cervejeiros da Ambev em todo o Brasil. Uma equipe de especialistas da companhia criou uma série de procedimentos que deram origem ao Sistema de Gestão Ambiental da Cervejaria Ambev – utilizado em todas as unidades ao redor do País e atualizado constantemente.

São diversas iniciativas, entre o uso de equipamentos de alta tecnologia, a criação de um sistema de reuso de água e exportação de efluentes tratados para empresas vizinhas. Uma das mais simples e eficientes é, por exemplo, o reuso da água de limpeza que, depois de ser usada para lavar garrafas, é reutilizada para higienizar caixas – sem qualquer contato com o processo produtivo da cerveja.

“Sabemos que esse resultado só foi possível graças ao engajamento de todas as pessoas dentro e fora da cervejaria. Preservar a água é uma tarefa maior, é um trabalho que deve ser construído em conjunto e, por isso mesmo, cada vitória deve também ser celebrada como uma conquista de todos”, continua Barolo. “A preservação da água faz parte do nosso sonho e queremos sonhar cada vez mais longe.”

A cervejaria compartilha suas iniciativas

A companhia conta com iniciativas variadas, que contemplam a preservação, reutilização e distribuição da água e têm como objetivo impactar diferentes públicos – interno, setor público, outras empresas e parceiros comerciais.

Como parte dos esforços para reduzir o consumo de água nas cervejarias, a companhia conta com ações para reutilização de seus efluentes industriais – construindo, inclusive, parcerias com empresas e produtores que trabalham no entorno de suas unidades fabris.

A Ambev compartilha sua experiência e conhecimentos em eficiência hídrica por meio da plataforma online e gratuita SAVEh. Qualquer empresa pode acessar o site e realizar um diagnóstico, com plano de ação e acompanhamento de seus processos.

Desde a criação do SAVEh, cerca de 160 empresas procuraram conhecer e adotar as estratégias da Cervejaria Ambev. O resultado foi um ganho médio de 18% em eficiência hídrica, entre 2017 e 2018, para quem participou do programa.

Outras iniciativas da companhia incluem projetos para preservação de bacias hidrográficas em regiões nas quais a escassez hídrica é crítica. O Projeto Bacias foi desenvolvido em parceria com as ONGs The Nature Conservancy (TNC) e WWF e já conta com áreas preservadas em Jaguariúna e Jundiaí (SP), Sete Lagoas (MG) e na Bacia do Rio Guandú (RJ).

Unidade de Lages extrai água do Caveiras

Em Lages, a cervejaria Santa Catarina foi fundada em 1994. A unidade foi implantada às margens do Rio Caveiras, de onde extrai a água para a produção de cervejas. A nascente do rio está entre os municípios de Urupema e Painel e, até chegar em Lages, ele se mantém praticamente intocado, tanto que sua água é considerada de extrema qualidade,

Atualmente, a Ambev Lageana produz linhas de garrafas e latas das marcas Brahma (Pilsen, Zero e Malzbier), Antártica, Serrana, Original, Polar, Stella Artois e Skol (Pilsen e Puro Malte – esta a partir de maio de 2019). As cervejas produzidas na cervejaria são distribuídas em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, sul de São Paulo e Nordeste. A cervejaria emprega 687 funcionários, entre diretos e indiretos.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta